Conteúdo Patrocinado

Gerdau leva aço mineiro e 100% reciclável para Palco Mundo do Rock in Rio

Palco icônico do festival conta com mais de 200 toneladas de aço e mostra na prática o impacto positivo da reciclagem nas frentes ambiental e social

O Palco Mundo, principal espaço de show do Rock in Rio Brasil, será mais uma vez construído com o aço 100% reciclável da Gerdau, material originalmente empregado na edição de 2022. Agora, em 2024, o mesmo aço, produzido em grande parte nas unidades da Gerdau em Minas Gerais, volta a ser destaque na celebração dos 40 anos do festival.

Com mais de 30 metros de altura, o Palco Mundo usará mais de 200 toneladas de aço Gerdau em sua cenografia – o equivalente para fabricar 400 automóveis. Minas Gerais desempenha um papel central nessa produção, sendo o estado responsável por 70% da operação da empresa no país e que, atualmente, com R$ 6 bilhões de investimentos em curso.

“Pela segunda edição consecutiva, a Gerdau será o aço oficial do Rock in Rio Brasil. O mesmo aço que foi utilizado em 2022 foi moldado e transformado em um novo Palco Mundo, dando mais uma vez visibilidade às pessoas que fazem parte da cadeia de reciclagem no país”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e maior recicladora de sucata metálica da América Latina, com 123 anos de história.

Por ser 100% reciclável, o aço pode ser reaproveitado infinitas vezes sem perder suas propriedades. E a reciclagem tem efeitos positivos na mitigação das mudanças climáticas, já que poupa recursos naturais e reduz o consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa, e ainda gera uma cadeia de geração de renda que alcança milhares de pessoas e cooperativas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ativações interativas

Além da estrutura do palco com aço reciclável, a companhia ainda fará uma série de ações de engajamento e interação com o público presente no evento, como explica Pedro Torres, diretor global de Comunicação e Relações Institucionais da companhia: “Levamos para o Rock in Rio experiências imersivas que aproximam o público do festival com a marca Gerdau, de forma lúdica e educativa, dando visibilidade para a importância da cadeia da reciclagem de sucata”, explica.

Uma estrutura próxima ao Palco Sunset, e aberta ao público em geral, convida os participantes a utilizarem “máquinas de reciclagem”, semelhantes aos famosos equipamentos de pegar bichos de pelúcia, mas com elementos de sucata. Quem for bem-sucedido na missão de capturar os pedaços, leva para casa uma réplica em miniatura do Palco Mundo, feito de aço Gerdau em formato de pingente.

No mesmo local, será apresentada uma réplica em tamanho real de um carro de Fórmula 1. Construído com 1,4 tonelada de sucata metálica, ele celebra o patrocínio da companhia como aço oficial do Grande Prêmio de São Paulo, previsto para acontecer na capital paulista no início de novembro. A ação destaca a matriz produtiva sustentável da Gerdau, que utiliza a sucata metálica como matéria-prima de mais de 70% de sua produção.

Coleção de óculos

A companhia também vai exibir, em seus dois espaços no Rock in Rio Brasil 2024 – no gramado e na área VIP – os modelos de óculos feitos com aço reciclável em parceria com a Chilli Beans, maior rede especializada em óculos escuros da América Latina. Inédita e exclusiva, a coleção, que retrata os traços do Palco Mundo, pode ser adquirida em pontos de venda da marca na Cidade do Rock, ou no site da empresa, durante o período do evento.

Para cada par de óculos vendido, a Gerdau se compromete a doar 20% do valor para o projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida), que visa fomentar o desenvolvimento social e econômico no Morro da Providência, na capital carioca. A iniciativa segue com a atuação da Gerdau, em parceria com o Rock in Rio, a Fundação Volkswagen e a ONG Gerando Falcões. 

O Favela 3D pretende impactar 250 famílias com trilhas de qualificação profissional, beneficiando 1,8 mil pessoas, aproximadamente, com dignidade, digitalização e desenvolvimento. “Vamos promover, por meio de todas essas ações, uma grande reflexão sobre a importância da economia circular para a construção de um mundo melhor e da reciclagem no dia a dia das pessoas, ampliando o diálogo e conexão da marca Gerdau com a sociedade”, finaliza Torres.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas