Sicredi celebra 120 anos de história
O cooperativismo de crédito na América Latina teve sua origem em dezembro de 1902, com a fundação da primeira cooperativa de crédito do Brasil e da América Latina, em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul.
Além de marcar uma nova forma de organização econômica no Brasil, a instituição, décadas mais tarde, foi uma das cooperativas fundadoras do Sicredi, instituição financeira cooperativa com atuação nacional.
Hoje, o Sicredi, instituição financeira privada mais antiga do País, está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, levando os valores do cooperativismo às regiões onde atua – um exemplo de que a cooperação é um dos principais caminhos para o desenvolvimento econômico local.
“As cooperativas de crédito são um importante fomento ao desenvolvimento socioeconômico por meio da cooperação e do empreendedorismo. Este modelo, que tem como base a união de pessoas em torno de um objetivo comum com foco na melhoria da qualidade de vida, completa 120 anos. Dessa forma, a trajetória do Sicredi está diretamente ligada com a história do desenvolvimento da economia nas localidades onde atua”, explica o presidente da Central Sicredi Sul/sudeste, Márcio Port.
Em 2022, o Sicredi ultrapassou a marca de 6 milhões de associados no Brasil, o que reforça o ciclo virtuoso do cooperativismo, que promove a geração de mais empregos, renda, novos investimentos e prosperidade para os associados e a sociedade. Com atuação em Minas Gerais desde 2018, o Sicredi conta com mais de 110 pontos de atendimento no território mineiro. Em nível nacional, a instituição está presente em mais de 1,6 cidades brasileiras com número superior a 2,4 mil agências.
“Em 200 municípios brasileiros, o Sicredi é a única instituição financeira com presença física, o que mostra nosso genuíno interesse em levar o desenvolvimento para todos, independentemente do tamanho das localidades. Essa prática centenária nos aproxima, cada vez mais, de nossos associados e de suas realidades”, complementa Port.
Fomento ao desenvolvimento local
De acordo com o Banco Central do Brasil, as cooperativas de crédito são a alternativa mais viável para os pequenos negócios, realidade reforçada por estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ao apontar que mais de 90% das empresas do Brasil pertencem a micro ou pequenos empreendedores, o que representa mais da metade dos empregos formais do país.
“O fomento ao crescimento econômico local é um dos pilares de atuação do Sicredi, pois é possível promover mudanças positivas nas regiões quando agimos coletivamente e com o mesmo objetivo: desenvolver as localidades para a construção de uma sociedade mais próspera, uma vez que o cooperativismo é um dos mecanismos mais eficazes para promover a inclusão financeira às pessoas”, conclui Port.
Ouça a rádio de Minas