Funed sequencia 41 genomas do Covid-19

16 de abril de 2020 às 0h15

img
Pesquisa é importante para subsidiar as ações de vigilância em saúde e as tomadas de decisões do governo | Crédito: Divulgação

O vírus do Covid-19 que circula em Minas Gerais tem as mesmas características ou já sofreu algum tipo de mutação? Os sintomas mais graves do coronavírus é provocado por um vírus diferente dos demais?

Estas são algumas das perguntas que motivaram os pesquisadores da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em parceria com a Fiocruz, a sequenciarem o genoma do vírus Sars-CoV-2. Foram 24 horas para sequenciaram 41 genomas, a pesquisa mais representativa em Minas Gerais até o momento.

Segundo Marluce Oliveira, diretora do Laboratório Central de Saúde Pública da Funed, os resultados preliminares mostram que todas as sequências de genomas isoladas em Minas Gerais se agrupam formando um clado único (grupo), ou seja, são similares.

“Mesmo que tenham uma relação filogenéticas próxima, ainda sim a Funed irá analisar mais amostras e realizar o sequenciamento genético do Sars-CoV-2 para termos mais informações sobre a dispersão do vírus no estado de Minas Gerais”. Este é um trabalho a longo prazo, de vigilância genômica, afirma a diretora, que pode indicar respostas sobre a relação dos subtipos de vírus com os sintomas apresentados e como se dá a circulação e a dispersão do vírus no Estado.

A pesquisa de sequenciamento genético em Minas Gerais é importante para subsidiar as ações de vigilância em saúde e as tomadas de decisões do governo, reforçou Marluce de Oliveira, “a Funed promove a saúde da população de Minas Gerais gerando informação para o monitoramento epidemiológico da infecção causada pelo Sars-CoV-2”, concluiu. (Da Redação)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail