Pandemia afeta demanda e preços globais têm em maio 4º mês seguido de queda

5 de junho de 2020 às 0h09

img
Crédito: REUTERS/Alessandro Bianchi

Roma – Os preços mundiais de alimentos caíram pelo quarto mês consecutivo em maio, atingidos pelas consequências econômicas da pandemia de coronavírus e seu impacto sobre a demanda, informou a agência de alimentos das Nações Unidas nessa quinta-feira (4).

O índice de preços dos alimentos da Organização para Agricultura e Alimentação (FAO), que mede as variações mensais de uma cesta de cereais, oleaginosas, laticínios, carne e açúcar, teve média de 162,5 pontos no mês passado, uma queda de 1,9% ante abril. Foi o menor índice mensal desde dezembro de 2018.

O índice de laticínios caiu 7,3%, liderado por quedas acentuadas na manteiga e no queijo, em parte devido a menor demanda de importação.

O índice de preços dos cereais recuou 1%, uma vez que os preços dos grãos continuaram em declínio, com o milho nos Estados Unidos retraindo 16% no ano, enquanto preços de exportação do trigo também recuaram em meio às expectativas de ampla oferta global.

Os preços internacionais do arroz, por outro lado, subiram.

O óleo vegetal viu os preços caírem 2,8%, para o menor nível em dez meses, enquanto o índice de carne retraiu 0,8%. As cotações de carnes de aves e suínos continuaram caindo, refletindo a alta oferta de exportação, apesar do aumento da demanda por importações no leste da Ásia.

Contrariando a tendência geral de queda, o índice de preços do açúcar subiu 7,4% em abril, em grande parte por causa das colheitas abaixo do esperado em alguns dos principais produtores, principalmente na Índia e na Tailândia.

A FAO também divulgou sua primeira previsão para a safra de cereais de 2020, projetando produção global de 2,780 bilhões de toneladas – um aumento de 2,6% frente à safra recorde de 2019.

A agência da ONU disse que o milho deve responder por grande parte do aumento esperado, aumentando as previsões em 64,5 milhões de toneladas, para 1,207 bilhão de toneladas, graças à antecipação de colheitas nos Estados Unidos, Canadá e Ucrânia e colheitas quase recorde no Brasil e na Argentina.

A produção de arroz deve atingir uma alta histórica de 508,7 milhões de toneladas em 2020, um aumento de 1,6% ante 2019.

Por outro lado, a produção global de trigo em 2020 deverá cair, em grande parte, devido a prováveis quedas na União Europeia, Ucrânia e Estados Unidos, o que compensaria os aumentos esperados na Rússia e na Austrália, disse a FAO. (Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail