Coronavírus

SES destaca a importância do isolamento

SES destaca a importância do isolamento
Crédito: REUTERS/Rebecca Cook

A importância do isolamento social como forma de combater a disseminação acelerada do novo coronavírus (Covid-19) voltou a ser reforçada pela Secretaria de Estado de Saúde.

Em entrevista coletiva para a imprensa, realizada virtualmente, o secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, ressaltou que as medidas têm surtido efeito e solicitou à sociedade a tomar as devidas cautelas em relação à propagação da doença.

Além disso, Cabral frisou, ainda, que é importante que as pessoas “continuem acreditando no trabalho que vem sendo feito”.

O pronunciamento foi realizado em um momento em que muito se tem discutido acerca da abertura ou não das atividades comerciais. Embora não tenha falado especificamente do retorno de diversos segmentos da economia, Marcelo Cabral mencionou o quanto é importante estender a curva do Covid-19 para que se possa conseguir atender a população.

Nesta semana, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), também já havia pontuado a relevância de, por ora, manter o isolamento social. Em um vídeo postado nas redes sociais, o governador disse, inclusive, que não serão submetidos “à pressão de alguns grupos que querem uma reabertura, talvez muito antes da hora”.

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), é mais um nome que vem ressaltando a importância do isolamento social como forma de combate ao novo coronavírus (Covid-19). Em seu Twitter, ele frisou, inclusive, a importância de levar o assunto a sério.

Leitos – O secretário adjunto de Saúde também mostrou, em números, como as medidas têm feito efeito em relação à ocupação de leitos de UTIs pelo Estado.

De acordo com ele, Minas Gerais têm 2013 leitos de UTI, com 66 pacientes internados. A taxa de ocupação é de 3%, sendo que 21 pessoas já receberam alta.

Além disso, o Estado tem 11.625 leitos clínicos, com 286 internados e taxa de ocupação de 2%. Ao todo, 348 indivíduos já receberam alta.

Marcelo Cabral também relatou que a Secretaria de Estado de Saúde tem, agora, 19 laboratórios habilitados para a realização de exames de detecção do novo coronavírus (Covid-19). As expectativas são de que seja feita uma análise de 1.800 testes diariamente, ainda segundo o secretário.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas