Economia

123 Milhas: clientes devem revisar créditos; veja como fazer

TJMG determina fase obrigatória de conferência na plataforma rj123milhas.com.br; ainda não há previsão de ressarcimento
123 Milhas: clientes devem revisar créditos; veja como fazer
Crise na 123 Milhas teve início em agosto de 2023, quando passagens promocionais de cerca de 800 mil clientes foram canceladas. | Foto: Adobe Stock

Em nova fase do processo de recuperação judicial da 123 Milhas, os clientes que têm valores a receber da empresa devem conferir seus nomes e créditos na Lista de Credores, disponível na plataforma virtual rj123milhas.com.br, e, em caso de discordância, manifestar a mesma no site.

A informação foi divulgada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) nesta quarta-feira (19). De acordo com a juíza Claudia Helena Batista, essa etapa é prévia e obrigatória e visa organizar e agilizar a conferência dos valores que a empresa deve. Apesar disso, por enquanto, ainda não há data para o ressarcimento dos débitos.

Como conferir a Lista de Credores

A Lista de Credores está disponível no site rj123milhas.com.br. Lá, o cliente pode pesquisar seu caso a partir do nome ou do CPF. Se identificar inconsistências no relatório, ele deve:

  • Fazer cadastro no sistema;
  • Enviar documentos;
  • Preencher formulários para incluir, corrigir ou alterar valores.

A execução dessa etapa deve durar cerca de 115 dias a partir da publicação do edital pela Administração Judicial. O documento, segundo o TJMG, ainda não tem data para ser expedido. Ainda assim, o cliente já pode conferir a Lista de Credores.

Somente após essa etapa é que serão autorizadas as habilitações e impugnações judiciais, ou seja, a apresentação de pedidos de alteração da lista, mediante representação de advogado.

Leia mais: Justiça determina mediação privada para resolver estornos de pagamentos da 123 Milhas

Histórico do processo de recuperação judicial

A juíza lembrou que a lista inicial de credores foi disponibilizada em março de 2025. Seis meses depois, em setembro, uma audiência definiu que todos os pedidos de correção ou inclusão de valores deveriam passar primeiro por um processo administrativo, realizado de forma digital, que é justamente o que ocorre na atualidade.

“Na plataforma ‘rj123milhas.com.br’, os credores podem solicitar ajustes, apresentar divergências e buscar acordos diretamente com as empresas do grupo”, ressaltou a magistrada.

A Justiça reforçou que o prazo para cadastro será de 10 dias corridos a partir da publicação do edital de convocação. Representantes legais também poderão realizar o procedimento, desde que apresentem a documentação necessária.

Além da fase de revisões, também foi autorizada pela Justiça a adoção de um sistema híbrido de votação do plano de recuperação judicial do Grupo 123 Milhas, apresentado em dezembro de 2024. Conforme o TJMG, os credores poderão votar tanto por meio da assinatura de “termo de adesão” quanto pela participação na Assembleia Geral de Credores, a ser designada.

Próximas etapas do processo de recuperação de créditos

Por fim, ainda conforme o TJMG, assim que o edital for publicado, caberá à Administração Judicial divulgar um calendário com etapas e prazos dessa fase prévia. “O cronograma será disponibilizado no site oficial e em outros canais, garantindo ampla divulgação e permitindo que todos os credores acompanhem o andamento do processo”, informou o tribunal, em nota.

Ao término dessa fase, a Administração Judicial deverá apresentar relatório com resumo das tratativas realizadas e publicar nova lista consolidada de credores. “A estratégia foi adotada devido ao porte da Recuperação Judicial, considerada a maior do País em número de credores, e busca evitar que um grande volume de disputas individuais paralise o andamento da recuperação”, encerrou.

Recuperação judicial da 123 Milhas

A crise na 123 Milhas teve início em agosto de 2023, quando passagens promocionais de cerca de 800 mil clientes foram canceladas. O processo de recuperação judicial envolve as empresas 123 Viagens e Turismo, Art Viagens e Turismo (HotMilhas), Lance Hotéis, MM Turismo & Viagens (Maxmilhas) e Novum Investimentos Participações.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas