Cerca de 45 mil visitantes passaram pela ExpoQueijo, em Araxá
Com 50 horas de programação técnica e cultural, a ExpoQueijo, que terminou nesse domingo (30), teve um público de 45 mil pessoas em Araxá, no Alto Paranaíba, quase 5% a mais do que na última edição, em 2023, que contou com 43 mil visitantes. Os dados são da Prefeitura de Araxá.
O sucesso dos queijos artesanais mineiros e do Brasil foram enaltecidos durante a ExpoQueijo, um dos principais concursos de queijo da América Latina. Nesta edição, foram 1.100 inscritos com produtos de fabricação artesanal, e nomes de 14 países, dentre eles, Brasil, Argentina, Canadá, Colômbia, Espanha, Itália, México, Peru, e Uruguai.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Henrique Baqueta Fávaro, ressaltou a importância do queijo brasileiro e de eventos do setor para fomentar a economia, como a ExpoQueijo Brasil 2024 – Araxá International Cheese Awards.

“Primeiro, gostaria ressaltar a qualidade do queijo brasileiro e parabenizar esse trabalho de excelência. E para que esse trabalho continue crescendo e se desenvolvendo, alcançando cada vez mais destinos no mundo, chegando às mesas de mais pessoas, precisamos do trabalho conjunto”, disse.
Argentina vence pela segunda vez
O produtor que levou a medalha de ouro foi o argentino Mauricio Couly, com o queijo 4 Esquinas, concorrente na categoria de leite de vaca pasteurizado de casca tratada. “Estou muito contente e feliz porque acho que os irmãos brasileiros têm muitos bons queijos. Compartilhar este momento com bons queijos é muito importante. Estou feliz por receber o maior prêmio mais uma vez nesta maravilhosa ExpoQueijo”, disse o campeão.
Esta é a segunda vez que a Argentina conquista a premiação máxima.

No regulamento, a avaliação cumpre metodologias e critérios estabelecidos pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, que é uma entidade vinculada à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que treinou aproximadamente 200 jurados para a análise técnica e sensorial das amostras concorrentes para o evento.
Leia também: Epamig organiza concurso International Cheese
No panorama geral de premiações, cerca de 20 queijarias mineiras levaram, pelo menos, uma medalha de ouro nas mais de 40 categorias do Concurso Internacional de Queijos Artesanais da ExpoQueijo.







Zema conferiu exposição no último dia
O evento também contou com a presença do governador Romeu Zema (Novo) na programação de encerramento da exposição. “Para mim é uma felicidade enorme estar aqui mais uma vez em um dos maiores eventos do mundo. Conversei com vários produtores artesanais de Minas e do Brasil, e fica muito nítido que eles buscam aumentar a capacidade de produção, pois a maioria consegue vender tudo. Isso demonstra o potencial do nosso queijo artesanal”, disse.
Leia também: Governador apoia mais uma edição da Expoqueijo em Araxá
Requeijão Moreno é do Vale do Mucuri
Também durante a programação, logo no primeiro dia (27), o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes anunciou a caracterização do Vale do Mucuri como região produtora do Requeijão Moreno. O anúncio foi realizado durante a cerimônia de abertura também marcada pela inclusão de municípios nas regiões do Campo das Vertentes e da Mantiqueira de Minas.
No Vale do Mucuri, por exemplo, há produção expressiva do queijão moreno nos municípios de:
- Ataleia,
- Catuji,
- Franciscópolis,
- Frei Gaspar,
- Itaipé,
- Ladainha,
- Malacacheta,
- Novo Oriente de Minas,
- Ouro Verde de Minas,
- Pavão,
- Poté,
- Setubinha e
- Teófilo Otoni.
Ouça a rádio de Minas