Economia

Empresa vencedora da concessão da BR-381 mira outros ativos rodoviários no Brasil e em MG

Fundo disputou o leilão da concessão do trecho de 594,8 km da BR-040 entre BH e Cristalina (Goiás)
Empresa vencedora da concessão da BR-381 mira outros ativos rodoviários no Brasil e em MG
Foto: Agência Brasil / Arquivo

A paranaense 4UM Investimentos, vencedora do leilão da concessão da BR-381, espera conquistar novos ativos em Minas Gerais em sua plataforma de investimentos em infraestrutura, revela o presidente do Grupo Aterpa, um dos sócios da gestora de recursos, André Salazar.

“A gente montou o fundo de investimento em infraestrutura para ser uma plataforma em que além da BR-381, vai buscar a ter outros ativos”, declarou em entrevista ao Diário do Comércio no 1º Seminário de Investimentos e Oportunidades da Infraestrutura em Minas Gerais, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte.

Um mês após vencer o certame da concessão do trecho de 303,4 quilômetros (km) da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, a 4UM disputou o leilão da concessão do trecho de 594,8 km da BR-040 entre a capital mineira e Cristalina (Goiás), conhecida como Rota dos Cristais. O fundo ficou em segundo lugar na disputa vencida pelo grupo francês Vinci Highways.

“Temos um calendário de novos leilões, inclusive fora de Minas para trazer outros ativos (a carteira) dessa plataforma da 4UM”, disse.

Vale dizer que o Grupo Aterpa é formado pelas construtoras Aterpa, da construção pesada, especialmente em engenharia rodoviária, a Sam, focada em obras e concessões de saneamento, e a JDantas, especializada em túneis e escavações subterrâneas.

Esse fundo estreou no segmento com a BR-381. Entre os cotistas, além da família Salazar, estão as famílias Malucelli, Federmann e Backheuser, acionistas da MLC, Aterpa, Senpar e Carioca Engenharia.

Salazar garante que o fundo terá muita responsabilidade para apostar no setor de concessão de rodovias federais e estaduais, tendo em vista o histórico de insucessos em várias licitações devolvidas à União e aos estados pelas concessionárias, seja por falta de equilíbrio econômico-financeiro no contrato ou por agressividade demasiada do player no leilão.

Concessões do governo de Minas

O presidente do grupo de construtoras lamenta que a 4UM não conseguiu se estruturar a tempo de participar do certame de concessão do trecho de 438,9 km da BR-262, entre Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vencido ontem (31) pelo consórcio Rotas do Brasil, formado pela gestora de investimentos Kinea e o grupo Way Brasil, que atua na construção e concessão de rodovias.

Mas o executivo reafirma o apetite do fundo em novas disputas, baseado em estudos criteriosos para entender o equilíbrio econômico-financeiro de cada projeto. “Vamos disputar tudo que entendermos estar dentro do nosso limite de responsabilidade, para termos certeza que temos condições de entregar”, ressalta.

Por fim, passada a temporada de leilões federais, Salazar diz que o programa de concessões de rodovias estaduais do governo de Minas Gerais também está no radar da 4UM.

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