Em abril carro usado desvaloriza menos em Minas, mostra Índice Webmotors

A desvalorização dos carros usados em Minas Gerais apresentou leve desaceleração em abril, com o indicador, que acompanha mensalmente as oscilações nos preços médios dos automóveis anunciados na plataforma de comercialização de veículos, apontando uma depreciação de 0,132% para o mês. Com isso, a redução foi da ordem de 0,013 ponto percentual na desvalorização registrada em março, segundo dados do levantamento do Índice Webmotors.
A retração na desvalorização dos usados em Minas Gerais foi menor em relação à média nacional para o mês, quando, segundo os dados nacionais do Índice Webmotors, a categoria alcançou desvalorização de 0,194% considerando a média de usados em todo o Brasil.
“Os números mostram uma estabilidade no mercado de usados de Minas Gerais, em abril. Parte disso pode ser explicada por um estoque considerável de veículos disponíveis e uma demanda mais controlada”, analisa a CPO da Webmotors, Mariana Perez.
Para a gerente-geral do Portal Auto Shopping, Viviane Valadares, pelo que os lojistas apontaram, essa leve desaceleração na desvalorização dos usados em abril não foi sentida pelo mercado “A redução foi tão pequena que acabou mantendo a estabilidade. Se a retração tivesse sido maior, teríamos conseguido até melhorar um pouco mais as vendas com preços mais competitivos, mas podemos considerar que houve equilíbrio”, avalia.
Vendas recuam na Capital e RMBH
Ainda de acordo com a gerente, sobre as vendas no intervalo, foi observado que a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) apresentou uma queda em abril em relação a março. “E essa queda nas vendas de veículos leves foi observada também em Belo Horizonte. E isso nos preocupa um pouco, porque pode ser que já esteja aí se desenhando alguns cenários em relação à alta da própria Selic, que impacta diretamente nos financiamentos”, explica.
Segundo Viviane Valadares, o poder de compra vem caindo um pouco, mas, em relação ao tíquete médio no Portal, não foi verificada nenhuma queda. “Surpreendentemente, tivemos uma alta em abril de quase 8% em relação ao mês de março. Entretanto, muitos lojistas têm observado que está cada vez mais competitivo conseguir comprar veículos para revenda com boas margens de venda. Então, quando eu falo que o nosso ticket médio aumentou, pode ser que tenha acontecido de termos vendido veículos mais caros. Porém, em relação ao valor de mercado, tenho observado muito essa queda, essa grande dificuldade de manter boas margens de comercialização”, avalia.
Segundo o proprietário da revenda BR Auto Shopping, localizada na Cidade Industrial, em Contagem, Ralf Emílio, mesmo com a pequena redução na depreciação dos carros usados em Minas, a demanda pelos automóveis já tem sofrido neste último mês uma queda em torno de 30%, pelo menos. “Esta redução na demanda já está impactando no volume de vendas esperado para este ano, uma vez que o mercado não está mil maravilhas, mas também não estava sofrendo redução na demanda como esta. Mas, ainda assim, acredito que vamos recuperar, pois estamos passando por um momento de estabilidade no que diz respeito aos valores dos veículos”, avalia.
Ainda segundo o empresário, o momento agora é de diversificar e trabalhar estratégias para tentar melhorar o índice de vendas da unidade. “Vamos buscar mais clientes através da internet, utilizando mais anúncios e investindo mais em plataformas digitais pra atrair novos clientes. A nossa expectativa é de que, a partir de agora, os negócios melhorem, pois tivemos um primeiro trimestre bem intermediário, mas que ficou abaixo das expectativas”, explica.
Ouça a rádio de Minas