Associação Comercial de Juiz de Fora discute desenvolvimento da cidade em evento com a prefeita Margarida Salomão

A 80ª edição do Almoço Empresarial da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF) marcou a retomada do tradicional encontro entre empresários e lideranças da cidade e da região. O evento foi realizado no recém-inaugurado Mercado Municipal, localizado na área central da cidade e superou a expectativa de público previsto.
Convidada pela ACEJF, a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), participou do encontro e apresentou aos empresários uma prévia do projeto de requalificação do Centro Histórico. Em sua fala, destacou a importância de reconhecer o potencial já existente em Juiz de Fora e reforçou uma perspectiva otimista sobre as possibilidades de desenvolvimento local.
O presidente da ACEJF, Aloísio Vasconcelos, ressaltou que a revitalização do centro urbano é uma demanda antiga da entidade. “A revitalização da área central é uma necessidade e um pleito antigo de nossa entidade. Com a implantação dos shoppings Independência e Jardim Norte, várias lojas migraram para os shoppings e o centro ficou esquecido. Nesse contexto, o novo Mercado Municipal é uma imprescindível âncora desse projeto. A sensibilidade da prefeita e as constantes reivindicações da classe empresarial fizeram com que ela abraçasse essa causa”, declarou Vasconcelos.
Nessa semana, a prefeitura anunciou o plano de requalificação do Centro Histórico. Entre as ações previstas, estão a criação do Centro de Comércio Popular e a revitalização do calçadão das ruas Halfeld e Marechal Deodoro, além da rua Batista de Oliveira e Avenida Getúlio Vargas. Além disso, o projeto contempla ciclovias, arborização, fiação elétrica subterrânea e melhorias no sistema de drenagem.
O presidente da ACEJF também ressaltou durante o evento que, “apesar das ideologias distintas”, é necessário reconhecer os avanços que vêm sendo realizados na cidade.
A prefeita pontuou que o sentimento de derrotismo, por vezes presente entre os moradores, não se sustenta diante das histórias de sucesso de muitos empreendedores locais. Segundo ela, Juiz de Fora reúne atributos que favorecem sua consolidação como polo cultural, tecnológico, turístico e logístico.
Entre os exemplos que evidenciam esse cenário, destaca-se o papel do Critt (Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia) da Universidade Federal de Juiz de Fora. O Critt é um dos principais polos de fomento à inovação em Minas Gerais, atuando no apoio a projetos de pesquisa aplicada, incubação de startups e parcerias com o setor produtivo, entre outros.
Nesse mesmo contexto, uma das ações da ACEJF que evidenciam seu comprometimento com o desenvolvimento da região foi a criação de três vice-presidências setoriais, voltadas para os segmentos de agronegócio, comércio exterior e tecnologia e inovação. Essa iniciativa, inovadora entre as ACEs, foi criada após a entidade identificar a carência destes campos e a necessidade de fomentar o crescimento dos segmentos envolvidos.
A ACEJF é reconhecida como o berço do associativismo empresarial em Minas Gerais e carrega uma forte representação da classe, atuando como uma importante ponte de diálogo entre o setor produtivo e as diferentes esferas do poder público. Entre suas iniciativas, está a promoção do Almoço Empresarial, evento tradicional que fortalece o relacionamento entre empresários e lideranças. Além disso, a entidade tem como missão oferecer qualificação, suporte e diversos benefícios aos seus associados e ao empresariado da região.
O presidente da ACEJF, entusiasta do potencial local e figura atuante no desenvolvimento regional, compartilhou um relato pessoal sobre sua trajetória empresarial em Juiz de Fora. “Vim para ficar três dias e estou há 42 anos, pois acreditei e acredito no potencial da cidade. Montei aqui duas empresas, Multitel e a Keytel, que se tornaram referência em telecomunicações, a maior concessionária da Multinacional GTE / Alcatel de Minas Gerais. Juiz de Fora está pronta e preparada para receber novos investimentos”
O principal objetivo do Almoço Empresarial é promover o networking entre lideranças e formadores de opinião. “É um privilégio falar para uma audiência tão qualificada e com condição estratégica na definição dos destinos da cidade”, comentou a prefeita.
A 80ª edição do Almoço Empresarial contou com a parceria das empresas: Gráfica América, Bahamas, Baldi Estojos, Fátima Buffet, Fazenda Penalva, MRS Logística, Zamed Logística e Wizard.
A ACEJF firmou uma recente e importante parceria com o jornal Diário do Comércio, cujo objetivo é ampliar e dar visibilidade ao potencial econômico de Juiz de Fora. Essa parceria contribui para fortalecer a imagem da cidade em todo o estado de Minas Gerais. Iniciativas como essa, além de disseminar informação qualificada, também impactam positivamente na autoestima.
O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.
Ouça a rádio de Minas