Economia

Mais de 57 mil mineiros já aderiram ao ressarcimento do INSS; pagamento começa quinta (24)

Acordo garante ressarcimento direto na conta para aposentados e pensionistas com descontos indevidos entre 2020 e 2025
Mais de 57 mil mineiros já aderiram ao ressarcimento do INSS; pagamento começa quinta (24)
Agência do INSS

Até esta segunda-feira (21), mais de 57.300 aposentados e pensionistas mineiros já haviam aderido ao acordo de ressarcimento proposto pelo Governo Federal desde que o prazo foi iniciado. Em comparação aos outros estados brasileiros, Minas ficou atrás apenas de São Paulo, que teve 114.599 adesões, e foi seguida pelos estados da Bahia, com 55.786 adesões, e do Rio de Janeiro, com 55.080 adesões.

No total, mais de 582 mil aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo de ressarcimento proposto pelo Governo Federal. Os adeptos representam 30,4% dos 1,9 milhão de beneficiários que são elegíveis à modalidade. 

Desde o dia 11 de julho, aposentados e pensionistas podem solicitar a adesão do acordo pelos Correios ou pelo aplicativo “Meu INSS”. Segundo informações do governo federal, quem aderir ao acordo de ressarcimento até esta segunda-feira (21) já vai receber o pagamento dos valores descontados indevidamente na quinta-feira (24). 

A adesão não exige envio de documentos e permite que os beneficiários que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 recebam o valor de volta sem precisar entrar na Justiça, por via administrativa. 

Como serão feitos os pagamentos?

Os pagamentos dos descontos indevidos serão feitos de forma integral, corrigidos pelo IPCA, na conta onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício. Os primeiros ressarcimentos serão realizados na próxima quinta-feira (24). 

Quem pode aderir? 

Todos os beneficiários que contestaram os descontos indevidos e não receberam a resposta do INSS após 15 dias úteis estão aptos para aderir ao acordo de ressarcimento.

Pode aderir pelo telefone?

Não, o Central 135 está disponível somente para consultas e contestações, mas não realiza o acordo. 

Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?

  • Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha.
  • Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um).
  • Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”.
  • Clique em “Enviar”. 

Até quando é possível realizar a contestação?

Os canais de atendimento para consulta e contestação dos descontos feitos pelas entidades seguem abertos e ficarão disponíveis até, pelo menos, 14 de novembro de 2025. Esse prazo pode ser prorrogado, se houver necessidade. Os pedidos podem ser feitos pelo:

  • Aplicativo Meu INSS
  • Central de atendimento 135
  • Agências dos Correios, em mais de 5 mil unidades pelo país
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas