Acúmulo de tarefas é o principal desafio do empreendedorismo feminino

Conciliar o empreendedorismo com as tarefas domésticas e os cuidados com os filhos é um dos desafios das mulheres nos negócios, é o que constata a pesquisa Mulheres Empreendedoras, do Sebrae Minas, divulgada nesta terça-feira.
O levantamento mostrou que 69% das empreendedoras são as principais responsáveis pelos cuidados com a casa, enquanto que entre os homens o percentual cai para 31%.
O presidente do conselho deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, observa que a múltipla jornada de trabalho é uma realidade não apenas das mulheres que trabalham em regime CLT, mas também para a maioria das empreendedoras.
“Administrar a casa e cuidar dos filhos foram papéis culturalmente atribuídos ao sexo feminino e que permanecem até hoje”, diz.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ser dona do próprio negócio e ter autonomia e flexibilidade é o principal motivo para as mulheres iniciarem o seu negócio (63%), seguido pela necessidade financeira (45%) e vocação e desejo de empreender (42%).
O levantamento, que entrevistou 1.213 pessoas no Estado, também mostrou que 28% das empreendedoras têm outra ocupação como principal fonte de renda, enquanto que entre os homens o percentual foi de 18%.
Ouça a rádio de Minas