Aena Brasil vai iniciar obras de ampliação e modernização dos aeroportos de Uberlândia e Uberaba, no Triângulo

A Aena Brasil irá iniciar as obras de ampliação e modernização dos aeroportos de Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro. Com investimentos previstos de R$ 550 milhões até 2026 no Estado, os lançamentos visam fornecer operações cada vez mais robustas para atender a crescente demanda nas cidades.
Conforme já noticiado, Uberlândia receberá os maiores aportes dentre os outros 10 aeroportos com ampliações ou reformas previstas pela Aena no País. O principal aeroporto da cidade contará com um novo terminal de passageiros localizado no lado oposto da pista, além de novas estruturas que incluem acesso viário, um novo pátio de aeronaves com oito posições e duas pontes de embarque tipo “finger”.
A partir do projeto, o terminal passará a contar com 10 mil metros quadrados – o dobro da capacidade atual. Com isso, a expectativa é que o espaço esteja apto para atender mais de 2 milhões de passageiros por ano.
Em Uberaba, a administradora também projeta dobrar a atual capacidade do aeroporto a partir da nova modernização. O terminal deverá chegar a 3 mil metros quadrados com capacidade para atender até 100 mil passageiros por ano após a implantação de melhorias estruturais e a construção de um novo pátio com três posições para parada de aeronaves.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Os eventos de lançamento da Pedra Fundamental estão marcados para a próxima terça-feira (14), às 15 horas em Uberlândia, e às 10 horas, em Uberaba.
Aeroporto de Montes Claros também será totalmente modernizado até 2026
Os investimentos nos principais aeroportos do Triângulo Mineiro seguem acompanhando o crescimento das respectivas cidades onde os aeroportos estão instalados. Além de Uberlândia e Uberaba, Montes Claros, no Norte de Minas, também receberá modernizações para atender ao avanço de segmentos como agronegócio, logística e indústria farmacêutica local.
Em novembro, a administradora celebrou o primeiro ano de atuação na maior cidade do Norte de Minas Gerais. Nesse período, a Aena destaca que o terminal local passou por uma série de melhorias, incluindo nova pintura, revitalização das sinalizações horizontais da pista e ajustes na iluminação.
“O resultado de todo esse trabalho pode ser observado na avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O Aeroporto de Montes Claros recebeu nota máxima e garantiu o Atestado de Capacidade Operacional (Acop) A em Operações, Manutenção e Resposta a Emergência”, comemora a empresa nas redes sociais.
Até 2026, o aeroporto também terá o tamanho duplicado e somará 3,7 mil metros quadrados. Além disso, as obras de ampliação e modernização também contemplam um novo pátio de aeronaves, além de novas áreas de escape para que o aeroporto se configure dentro de um dos maiores patamares possíveis de segurança.
Ouça a rádio de Minas