Economia

BH Airport atinge segundo maior mercado em destino no país

Primeiro semestre registrou fluxo de passageiros 16% superior ao ano passado
BH Airport atinge segundo maior mercado em destino no país
Aeroporto está batendo marcas importantes e de janeiro a junho foram 5,05 milhões de pessoas | Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo Diário do Comércio

O BH Airport, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tem alcançado marcas importantes para o Estado e movimentado a economia da região. Com 63 destinos, alguns inclusive, exclusivos no Brasil, como para Curaçao, Ilha do Caribe, o aeroporto registrou, de janeiro a junho deste ano, 5,05 milhões de pessoas, um crescimento de 16% com relação ao primeiro semestre de 2022, quando 4,3 milhões de passageiros passaram pelo terminal. A expectativa é fechar o ano com uma movimentação de 10,5 milhões de passageiros.

Para o gestor de Conectividade e Aviação, do BH Airport, Clayton Begido, o crescimento é proporcional à oferta de voos. “Aumentando a oferta, aumentamos o fluxo de passageiros. E esse ano, praticamente quadruplicamos o número de voos internacionais”, revela.

O aeroporto que atende a capital mineira passou de dois voos diretos com destino ao exterior para sete. E até o fim do ano deve chegar a oito, quadruplicando a oferta no ano de 2023. “Já temos 63 destinos em que não é preciso fazer escalas no Rio ou em São Paulo”, comemora Begido. Um número que só fica atrás do estado de São Paulo, que possui grandes aeroportos em operação e um volume de população na região metropolitana muito maior, de acordo com o gestor.

O executivo explica que até o final de 2022, o aeroporto tinha rotas internacionais para Lisboa, em Portugal, pela TAP, e Panamá, pela Copa. Em março deste ano, foi lançado o voo para Bogotá, na Colômbia, pela Avianca. Em junho, foi a vez de inaugurar as rotas para Curaçao, ilha no Caribe, e para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, pela Azul. Em setembro, haverá o lançamento do voo para Orlando, também pela Azul. E já em outubro, será a vez de Santiago, no Chile, pela Latam. Os dois voos que serão lançados já estão à venda. “E a ideia é continuarmos empenhados em expandir nossas opções para os passageiros”, ressalta o gestor.

Ele acredita ainda que os novos voos contribuem para fortalecer o aeroporto como hub de conexões internacionais. “Esse é o nosso objetivo principal. Consolidar como um hub, não nacional, por que nacional a gente já é, mas internacional. Fazer com que esses voos internacionais cresçam e que ninguém precise mais ir para Guarulhos (SP) ou Galeão (RJ) para viajar ”, explica.

Expectativas para 2024

O gestor de Conectividade e Aviação ressalta ainda que a empresa tem como objetivo ultrapassar o fluxo de passageiros de 2019, período referente ao ano pré-pandemia, quando o aeroporto registrou 11,3 milhões de passageiros. Além de se tornar uma referência de conexão internacional.

“Com a oferta que a gente tem hoje, a gente consegue superar logo o fluxo de 2019”, espera. E conta ainda com uma oportunidade. “A economia do carioca caiu. Então, fica mais fácil crescer assim. Somos o segundo hub nacional e queremos ser o segundo internacional também”, espera.

20 novas lojas no primeiro semestre

Ao longo desses seis primeiros meses foram inauguradas 20 operações. Entre as novidades deste ano, estão a Dufry Mezanino (em frente à entrada do embarque doméstico); a Lotérica Boa Viagem, no saguão, em frente ao Check-in 1 da Azul, e a área de mesas da Forneria Ouro Preto, também no saguão do aeroporto.

O Terminal de Passageiros 1, recentemente modernizado, ganhou novas lojas: a Dufry Last Minute e Aerokids (ambas em frente ao portão 3). Entre os portões 4 e 5, foi inaugurada a Air Farma e a Kopenhagen (a segunda loja no aeroporto). Entre os portões 1 e 2, foi lançada a Pizza Hut (também com a segunda loja) e o Subway, com a terceira operação. A novidade também fica com a O´GIN que voltou para a área central do saguão.

Foram inaugurados novos quiosques como o The Coffee (entre os portões 2 e 3), Doog (em frente ao portão 3, com a segunda operação no aeroporto), mais um da Strelar (entre os portões 1 e 2) e o terceiro quiosque da ChilliBeans (entre os portões 1 e 2). O Aerobags, que funciona 24 horas, tem três novos empreendimentos. Além disso, o quiosque Bendizê chegou ao saguão, em frente à Pizza Hut, ao lado do Check-in 2, da Gol e Latam.

As últimas inaugurações do semestre foram o guarda-volumes Clique e Retire, localizado no corredor central de acesso ao Conexão Aeroporto, e mais uma unidade Go Box, agora localizada na sala de embarque, em frente ao portão 4.

Sobre o BH Airport

A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina; pela Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo; além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

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