Economia

Aeroporto da Pampulha passa a operar em novo horário a partir de 16 de maio

Até então o terminal funcionava 24 horas por dia, mas os voos noturnos serão extintos
Aeroporto da Pampulha passa a operar em novo horário a partir de 16 de maio
Vista aérea do Aeroporto da Pampulha | Crédito: Seibra/Divulgação

A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra-MG) informou que a previsão para o início do novo horário do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, mais conhecido como Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, é dia 16 de maio de 2024. Com isso, o terminal que, até então, funciona 24 horas por dia, terá o horário noturno extinto.

O pedido para o fim dos voos noturnos foi feito pela administradora do Aeroporto da Pampulha, a CCR Aeroportos, aos órgãos competentes, como Seinfra e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

A concessionária solicitou a interrupção das operações do período entre 23h30 e 5h30 devido à baixa média histórica de movimentos nesse horário. De acordo com a empresa, a média de voos neste período é menos do que dois. Em nota, a Seinfra informou que apenas 2% dos voos terão necessidade de readequação dos horários.

Ainda no documento enviado pela Seinfra, ela reforça seu papel de fiscalização da qualidade dos serviços, conforme a demanda existente, bem como do recebimento e da apuração das manifestações dos usuários. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Por fim, também relembra que outros aeroportos inseridos em grandes capitais também encerram suas atividades no período noturno, como é o caso do Aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, e do Aeroporto Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, por exemplo.

Mudança não terá impacto significativo, diz concessionária

A CCR Aeroportos já havia se pronunciado e alegado que, após um estudo completo, concluiu-se que essa mudança não terá impacto significativo nos serviços do Aeroporto da Pampulha, devido ao baixo movimento no período noturno.

O novo horário terá uma exceção para os voos de:

  • segurança pública,
  • aeromédicos e
  • de transporte de órgãos com procedimentos específicos.

Na Pampulha, estão a maioria das aeronaves das instituições de segurança, com hangares próprios como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Bombeiros de Minas Gerais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas