Aeroporto da Pampulha deixará de operar em horário noturno a partir de maio

O único aeroporto em operação na cidade de Belo Horizonte em breve não terá mais voos noturnos. O pedido foi feito pela administradora do Aeroporto da Pampulha, a CCR Aeroportos, aos órgãos competentes, como a Secretaria de Infraestrutura de Minas Gerais (Seinfra) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Na nota enviada ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, a empresa informa que solicitou a interrupção das operações do período entre 23h30 e 5h30, devido à baixa média histórica de movimentos nesse horário. De acordo com a empresa, a média de voos para este horário é menor que dois.
A alteração do horário de funcionamento está programada para começar no mês de maio de 2024, mas ainda não há data certa prevista.
O documento alega que, “após um estudo completo, concluiu-se que essa mudança não terá um impacto significativo nos serviços do Aeroporto da Pampulha, devido à baixa média histórica de movimentos nesse horário”.
A CCR Aeroportos ressaltou ainda que “outros grandes aeroportos urbanos já adotam essa prática”. Os exemplos são o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Haverá uma exceção para os voos de segurança pública, aeromédicos e de transporte de órgãos com procedimentos específicos. Na Pampulha, estão a maioria das aeronaves das instituições de segurança, com hangares próprios como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Bombeiros de Minas Gerais.
A administradora do aeroporto disse que seu pedido já foi autorizado pela Seinfra. A reportagem procurou a secretaria e o Decea, que ainda não haviam respondido até a última atualização desta reportagem.
Ouça a rádio de Minas