Aeroporto Internacional Tancredo Neves ganha centro de segurança pública integrado

Agência Minas
A primeira unidade integrada de segurança pública do País foi inaugurada nessa segunda-feira (26) no Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Durante a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou a operação de um novo voo internacional para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, pela Azul Linhas Aéreas.
Anteriormente, cada força de segurança tinha seu próprio espaço no aeroporto, o Cisp vai integrar, em um único lugar, o atendimento das Polícias Militar, Civil e Federal, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG). O principal objetivo é reduzir os índices de criminalidade e ampliar a qualidade do atendimento, a agilidade e a sensação de segurança do público aeroportuário.
A parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a BH Airport tem vigência de 60 meses e foram investidos R$ 995 mil na construção do espaço, custeados pela BH Airport.
“As estruturas de governo existem para prestar serviço à população e, agora, aqui no aeroporto, passamos a ter apenas um endereço, onde o cidadão poderá buscar a solução para qualquer problema que venha a ter”, afirmou o secretário de Segurança Pública, general Mário Lúcio Alves de Araújo.
Com a expectativa de que a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública e do novo voo ajudem a alavancar ainda mais o número de viagens no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, o governador Romeu Zema ressaltou que as ações fazem parte do planejamento da gestão de recuperar um crescimento sustentável para Minas Gerais.
“Para quem usa o aeroporto, é mais um serviço, além de mais um destino para os usuários e uma coisa boa leva a outra. Recebi uma excelente notícia de que o número de passageiros este ano, em relação ao ano passado, cresceu surpreendentes 7%, um número muito maior do que o geral do Brasil, que sequer atingiu 1%. Isso demonstra que estamos na direção correta”, disse.
O diretor-presidente da concessionária BH Airport, Marcos Brandão, também destacou a importância das inaugurações.
“Estamos muito orgulhosos de, no mesmo dia, inaugurar o Centro Integrado de Segurança Pública, que é um diferencial para os passageiros e a comunidade, assim como de termos essa boa notícia da Azul, com a ampliação da oferta de frequências da empresa entre Minas Gerais e os Estados Unidos”, reforçou.
Voos – A partir de 16 de dezembro, Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, terá voos diretos da Azul a partir da capital mineira três vezes por semana. Com o novo voo, Belo Horizonte, o segundo maior centro de conexões (hub) da companhia aérea no País, passará a ter, em média, 94 ligações diárias para 38 destinos, sendo três deles internacionais: Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, e Buenos Aires, na Argentina. Para os voos internacionais, a oferta de assentos deve ser de, no mínimo, 3.001 lugares por semana.
A medida tem como principal objetivo consolidar o Aeroporto Internacional Tancredo Neves como um dos hubs de cargas e passageiros nacional e internacional da região Sudeste e garantir conforto aos mineiros e passageiros que utilizam o aeroporto.
Os novos voos representam um passo importante na busca por melhoria da logística de acesso, um dos grandes desafios para o desenvolvimento do turismo no Estado. Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, outros voos devem ser inaugurados nos próximos meses e o Estado dará incentivos para fomentar ainda mais o setor.
“Ainda virão outros voos da Latam, que já estão em fase de negociação. Temos agora um guarda-chuva para negociação empresa/empresa. Aumentando a oferta de assentos, nacional e internacional, a empresa ganha redução tributária e temos muita esperança de duplicar rapidamente o número de voos nacionais e internacionais”, afirmou.
Ouça a rádio de Minas