Economia

Aeroportos da Aena devem ofertar 1,8 milhão de assentos no fim de ano

Estão programados mais de 11,2 mil pousos e decolagens para as festas de Natal e Ano Novo
Aeroportos da Aena devem ofertar 1,8 milhão de assentos no fim de ano
A maior movimentação deve ser no aeroporto de Congonhas, que tem programados 5.865 voos para o período | Crédito: Reuters/Carla Carniel

A Aena prevê que seus 17 aeroportos no Brasil vão disponibilizar aproximadamente 1,8 milhão de assentos no período entre o Natal e o ano novo. Segundo a operadora aeroportuária, a projeção é de mais de 11,2 mil pousos e decolagens entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro.

O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, deve ter a maior movimentação, com 5.865 voos programados para o período de fim de ano, com uma oferta total de 967 mil assentos. Os principais destinos para a partir do terminal são Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Florianópolis, Recife, Navegantes e Goiânia.

Já para o aeroporto de Recife, de acordo com a operadora, estão programados 2.657 voos, entre pousos e decolagens, com uma oferta total de 387 mil assentos. Na capital pernambucana, os dias de maior movimento são o dia 26 de dezembro, com 258 operações e o dia 2 de janeiro, com 257 operações.

A Aena opera desde 2020 os seis aeroportos do Nordeste. Nos meses de outubro e novembro deste ano, a empresa assumiu também a gestão dos 11 aeroportos em Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará, bloco que fez parte da sétima rodada de concessões realizada em agosto do ano passado. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Entre eles, em novembro, a concessionária assumiu a administração integral dos aeroportos Mário Ribeiro, em Montes Claros e Mário de Almeida Franco, em Uberaba. Com isso, a Aena passou a responder por cerca de 20% do fluxo de passageiros no País.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas