Economia

Agência Novo Oeste amplia articulação regional e encerra 2025 com avanços estruturantes

Com as ações deste ano, o desenvolvimento foi incentivado e vivenciado nas cidades englobadas pela Agência
Agência Novo Oeste amplia articulação regional e encerra 2025 com avanços estruturantes
Foto: Divulgação / Agência Novo Oeste

O ano de 2025 foi marcado por inúmeros avanços e conquistas para a Agência Novo Oeste em toda a sua área de atuação no Centro-Oeste de Minas Gerais, com ampliação de parcerias estratégicas e fortalecimento da governança regional. Com todos os eventos realizados e metas alcançadas a partir da união entre setor público, setor produtivo e universidades, o desenvolvimento foi incentivado e vivenciado nas cidades englobadas pela Agência, gerando reconhecimento em nível nacional e internacional.

Seminários e comitivas

Entre os principais destaques do ano, está a realização e participação em diversos seminários, com a missão de promover desenvolvimento econômico, social e institucional integrado no Centro-Oeste mineiro. Várias cidades sediaram esses encontros, como Lagoa da Prata, cujo debate teve foco na melhoria do ambiente regulatório e na desburocratização de processos para abertura e funcionamento de empresas. Leopoldina, na Zona da Mata mineira, e Ilhéus, na Bahia, também foram palco de seminários promovidos pela Agência, seguindo diversas temáticas de fomento ao crescimento regional.

Em Divinópolis, onde está localizada a sede da Agência, também foram realizados inúmeros seminários com o intuito de capacitar e integrar a região. Por exemplo, foram convidados secretários de Desenvolvimento Econômico de cidades da região, o que possibilitou o alinhamento de políticas públicas e a construção de uma agenda regional comum. A iniciativa reforçou a cooperação entre os municípios e definiu prioridades conjuntas para o fomento aos negócios e a atração de investimentos. Nesse mesmo cenário, também houve participação da Agência em um seminário de Câmaras Municipais Diretoras do Centro-Oeste de Minas, visando ao alinhamento de políticas e ações de desenvolvimento econômico dos municípios.

Além disso, no ano de 2025, a Agência Novo Oeste recebeu em sua sede diversas comitivas formadas por representantes de vários estados do Brasil e outros países. Comitivas do Ceará, Mato Grosso, duas comitivas do Mato Grosso do Sul e uma comitiva da Bolívia estiveram presentes em diferentes ocasiões para debater sobre desenvolvimento econômico, inspirando-se nos casos de sucesso da Agência Novo Oeste para, assim, desenvolver seus territórios de forma eficaz, atraindo investimentos e impulsionando negócios locais.

Capacitação e empreendedorismo

Estes também foram temas centrais na atuação da Agência em 2025. Para ilustrar, tem-se a realização e promoção do Empretec Startup, que se inspirou em uma metodologia internacional da ONU para progredir ecossistemas de inovação e startups da região. Ademais, foi realizado o Curso de Captação de Recursos, voltado a gestores públicos, associações e organizações da sociedade civil, cujo objetivo é capacitar as entidades participantes, por meio de consultorias e treinamentos, a ter melhor resultado em captação de recursos e fomento.

Estes destaques mostram que, em 2025, a Agência pensou e disseminou diversos projetos com potencial transformador para as instituições participantes, possibilitando crescimento exponencial para a região Centro-Oeste de Minas e superando desafios impostos, por exemplo, pela captação de recursos nas cidades.

Articulação com poder público e empresas

O ano de 2025 foi repleto de articulações junto às administrações municipais, a fim de renovar compromissos com o projeto de desenvolvimento regional. Ao todo, 13 municípios receberam visitas técnicas e institucionais, gerando diálogos entre a Agência e prefeitos eleitos, com a finalidade de reapresentar o papel da Agência e reafirmar o compromisso bilateral com o desenvolvimento.

Em termos de infraestrutura, a Agência Novo Oeste manteve papel ativo nas tratativas pela duplicação da BR-494, rodovia estratégica para a logística da região. Ao longo do ano, foram realizadas reuniões e articulações com órgãos federais e estaduais, evidenciando o projeto na agenda política a partir do diálogo com o deputado Domingos Sávio, o senador Cleitinho e o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo.

Demais conquistas e avanços

A Agência Novo Oeste recebeu, por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Azevedo, um veículo 0 km, ampliando a presença técnica nos municípios associados a partir do uso do automóvel para facilitar as visitas institucionais, por exemplo. Outra conquista importante alcançada é a aprovação do Projeto de Lei de Utilidade Pública, iniciativa que busca ampliar a legitimidade institucional da Agência, facilitando a realização de novos convênios e parcerias.

Por mais três anos, o Novo Oeste renovou a parceria com o Sicredi Sul Minas, garantindo apoio financeiro e institucional para futuras ações. Também foi firmada uma parceria com este jornal, o Diário do Comércio, sendo um potencializador para que as conquistas e resultados da Agência sejam difundidas em suas mídias.

Diante de tudo isso, o presidente da Agência Novo Oeste, Léo Gabriel, resume o ano de 2025 como um momento de evolução e reconhecimento. Para ele, foi um ano em que a expansão da articulação política foi constante, propondo ações em conjunto com as entidades a fim de evoluir o território mineiro. “A Agência, em 2025, caminhou com o propósito de, a cada dia, se tornar referência no cenário econômico e de desenvolvimento do Centro-Oeste de Minas Gerais. Capacitação, infraestrutura e desenvolvimento continuarão de mãos dadas em 2026”.

O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas