Economia

Ecossistema Inova Novo Oeste fomenta crescimento econômico, social  e sustentável na região Centro-Oeste

Ecossistema age em diversas frentes, reunindo universidades, governo, empresas e sociedade civil
Ecossistema Inova Novo Oeste fomenta crescimento econômico, social  e sustentável na região Centro-Oeste
Até o momento, foram realizados mais de 70 eventos sobre empreendedorismo e inovação | Foto: Divulgação Agência Novo Oeste

O Ecossistema Local de Inovação (ELI) é um sistema formado por diversas instituições, entidades e empresas (atores) que atuam para o surgimento de um ambiente favorável para o debate de novas ideias, inovações, empreendedorismo e negócios. Criado em 2019 pelo Sebrae, o Inova Novo Oeste foi integrado à Agência Novo Oeste em 2022. O ecossistema age em diversas frentes, reunindo universidades, governo, empresas e sociedade civil, objetivando o incentivo da inovação e empreendedorismo no território atuante, por meio de várias iniciativas e eventos.

Em Divinópolis, o ELI conta com quatro hubs de inovação, duas incubadoras, um laboratório maker, seis instituições de ensino superior e três escolas técnicas. Os valores que regem o ecossistema são inovação, comprometimento, excelência, integridade e sustentabilidade. Dentre os mais de 80 atores que fazem parte do ELI na cidade, estão empresas, ICTIs, Mecanismos de Inovação, governo e sociedade organizada.

A Agência Novo Oeste, da qual o ELI atualmente faz parte, que objetiva desenvolvimento regional sem fins lucrativos, é formada por representantes dos setores público, privado e também por universidades e institutos federais. Essa união é usufruída por meio do programa Inova Novo Oeste para gerar desenvolvimento econômico sustentável na região Centro-Oeste, a fim de que ela se torne, até 2030, mais rica e atrativa para investimentos e empresas. Desse modo, a região será vista como a melhor para se fazer negócios no território mineiro.

Nesse contexto, tal união e cooperação entre esses representantes consiste no Ecossistema de Inovação que, seguindo o viés proposto, contribui para a transformação regional em termos de desenvolvimento e atratividade. Pensando nessas metas, diversos programas foram criados, desenvolvidos e colocados em prática pelo Ecossistema Local de Inovação de Divinópolis.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Programas de desenvolvimento

Dentre as iniciativas criadas pelo Inova Novo Oeste por meio do ELI, tem-se o Pacto pela Inovação, que foi estabelecido em 2023. O Pacto pela Inovação de Divinópolis é um manifesto que alia as principais instituições e empresas do município para colocar em práticas ações e estratégias de empreendedorismo e inovação com grande potencial transformador. Ao todo, são 54 entidades e empresas atuantes nesse projeto.

Outro importante programa é o Inova Invest, que consiste na comunidade de investidores presente no ELI em Divinópolis. Também consolidado em 2023, sua missão é gerar maior interação entre os investidores e startups locais, visando, por meio de encontros, iniciativas e eventos colaborativos, facilitar a troca de conhecimentos e recursos. A governança do Inova Oeste foi estabelecida e um regimento interno aprovado pelos atores, com distribuição das ações em grupos de trabalho, como Empresas, ICT e ambientes de inovação, entidades e sociedade civil; Capital; Comunicação e Cultura de inovação. Dessa forma, o ambiente encontra-se preparado para que as alianças estratégicas entre os diversos atores possam ser realizadas.

Cabe destacar ainda a Trilha de Apoio ao Empreendedor (TAE), composta por programas e ambientes de inovação que dão suporte em alguma das etapas do desenvolvimento de uma startup, seja por meio de metodologias, trilhas de conhecimento, acompanhamento, mentoria, espaço físico etc.
Algumas das iniciativas desenvolvidas pelo Ecossistema de Inovação, como o Trilha de Apoio ao Empreendedor e o Inova Invest, estão abertas para novos participantes que desejem fazer parte desse ambiente gerador de ideias.

Resultados e impacto para Divinópolis e região

Com uma estrutura organizacional única dentre os ELI, favorável ao surgimento de ideias potencializadoras, o Ecossistema impacta o cenário regional desde sua implementação na cidade. O diálogo é facilitado e fomentado por intermédio de um Agente Local de Inovação (ALI), pessoa responsável, por exemplo, por fazer a conexão entre os representantes e estruturar os grupos de trabalho. Seja por meio das diversas ações concretizadas, como a criação de programas como o Acelera Divinópolis e o InovEM, ou através de debates entre investidores e a realização dos mais diversos eventos de empreendedorismo na cidade, os resultados são concretos e positivos.

Até o momento, são mais de 70 eventos sobre empreendedorismo e inovação realizados, mais de 1500 pessoas impactadas e sensibilizadas em relação a essa temática, assim como o ensino de Empreendedorismo está sendo aplicado a mais de 150 estudantes do ensino médio, assim como mais de 50 startups foram mapeadas. As transformações também atingem os projetos e empresas, visto que, com as oportunidades oferecidas, três projetos foram selecionados no Grow Bio da Fundação Biominas; três no Centelha 2 da Fapemig, três selecionados no Compete Minas ,sendo uma empresa selecionada com o primeiro lugar no Estado.

Professor da UFSJ e vice-presidente da Câmara Temática de Inovação da Agência Novo Oeste, Paulo Afonso Granjeiro detalhou o desempenho impressionante do Ecossistema Local de Inovação em Divinópolis. Segundo ele, “ainda está em fase de estruturação, ou maturação, porém, mesmo nessa etapa, foi o que mais evoluiu em termos de crescimento no ano passado”, comemora. Portanto, o cenário para o ELI na cidade é de crescimento exponencial, tornando-se extremamente vantajoso e atrativo para o florescimento de novas ideias inovadoras, ao passo em que constrói um futuro sustentável e econômico por meio do diálogo entre os mais diferentes setores da sociedade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas