Agência Novo Oeste promove Curso de Captação de Recursos para organizações em Divinópolis

A Agência Novo Oeste e o Sebrae Minas idealizaram, com apoio do Sicredi, um Curso de Captação de Recursos voltado para líderes de organizações sociais em Divinópolis e região. A metodologia foca o planejamento adequado e estratégico da captação de recursos, para que seja possível, dentre as ações: encontrar e diversificar fontes de financiamento; utilizar ferramentas presenciais e digitais; comunicar-se e engajar parceiros e doadores; prestar contas de forma transparente e medir o impacto social; dentre outros.
Atento à importância desse projeto, o consultor credenciado do Sebrae Minas, Rômulo Rende, também economista e especialista em captação de recursos não reembolsáveis, vê o curso como uma grande oportunidade de desenvolvimento para as entidades participantes. “Será um aprendizado prático e com acompanhamento de consultoria, para que você esteja preparado para manter um fluxo permanente e sustentável de recursos para a sua organização. Isso será uma oportunidade única”, afirma o economista.
Considerando que a garantia da sustentabilidade financeira é um dos principais desafios para manter e expandir projetos dentro de organizações sociais, o curso se apresenta como uma solução viável para aperfeiçoar essas e demais práticas exitosas no contexto empresarial. Os participantes serão ensinados sobre ferramentas e estratégias necessárias para maturar projetos e garantir um fluxo de recursos contínuo para sua entidade.
Origem e impacto
O analista de Negócios do Sebrae Minas, Denis Magela, disse que a ideia surgiu junto às demandas da Agência Novo Oeste. “Entendendo que, na região, é necessário ter recursos geridos pelas entidades, como os consórcios, além de entidades de classe, como sindicatos e associações, trouxemos para Divinópolis um dos maiores nomes em captação de recursos para entidades do Brasil, Rômulo Rende”, conta.
Segundo Magela, a partir desse entendimento, criaram-se as bases do curso e foram pensadas metodologias assertivas para se atingir os objetivos estipulados. A forma de ensino do curso traz toda a parte teórica de como acessar editais de captação de recursos, como também fazer uma elaboração eficiente de projetos, apreciando-os junto aos editais para que seja possível ter os recursos devidamente captados. Denis Magela finaliza, desmembrando as etapas finais da metodologia desenvolvida juntamente à Agência Novo Oeste: “Preparamos uma consultoria individual para as entidades, reforçando as metas de capacitar as organizações para que finalizem o curso com um projeto-piloto em mãos, a fim de usá-lo em editais de interesse”.
Na mesma abordagem, o presidente da Agência Novo Oeste, Léo Gabriel, exaltou as oportunidades trazidas pelo Curso de Captação de Recursos, ao passo que se conecta o edital à essência e estratégia da entidade participante, ajudando na criação de projetos que gerem a apreciação pretendida e, consequentemente, trazendo recursos e desenvolvimento para a região. “A criação e aplicação desse curso traz para o território uma capacidade muito importante de captar os recursos por meio de editais e, com isso, teremos entidades mais fortes, projetos consolidados e, ao mesmo tempo, o fortalecimento da própria Agência Novo Oeste em, além de buscar investimentos privados para empreendedores, manter o olhar atento com associações e entidades para fortalecer a todos”, disse.
Detalhes do curso
O Curso de Captação de Recursos será realizado nos dias 22, 23 e 24 de setembro, de 8h às 16h, na sede da Agência Novo Oeste em Divinópolis, na rua Irmã Marta Morato, 241, bairro Bom Pastor. As vagas acabaram rapidamente. Cada instituição participante vai garantir uma consultoria exclusiva para elaboração de um projeto-piloto. A Agência Novo Oeste acredita que o desenvolvimento regional só é possível quando as organizações têm as ferramentas certas para transformar as ideias em realidade, portanto, este curso é mais uma iniciativa essencial nessa jornada.
O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.
Ouça a rádio de Minas