Economia

Alíquota nacional do ICMS pode reduzir preços de combustíveis em Minas

Informação foi dada, nesta segunda-feira, pelo secretário estadual de Fazenda, Gustavo Barbosa, em reunião com tanqueiros
Alíquota nacional do ICMS pode reduzir preços de combustíveis em Minas
Sindicato dos tanqueiros vai acompanhar de perto para ter certeza quanto à redução nos preços | Crédito: Charles Silva Duarte / Arquivo DC

A partir do dia 1° de abril, a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis passará a ser a mesma em todos os estados brasileiros, podendo haver uma redução nos valores praticados na bomba. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira, pelo secretário estadual de Fazenda, Gustavo Barbosa, durante reunião para discutir o aumento do Preço Médio Ponderado Final (PMPF) do produto.

O presidente do Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG), Irani Gomes, declarou que o sindicato vai acompanhar de perto essa situação para ter certeza quanto à redução nos preços, principalmente do diesel – que, segundo ele, representa 60% dos custos do frete.

“Caso isso não ocorra, vamos retomar a mobilização dos transportadores e decidir quais medidas tomar”, destaca.

Gomes também garantiu que a possibilidade de greve geral em Minas está suspensa, pelo menos, neste mês. “Greve não é bom pra ninguém, é sempre a última medida. Contudo, o governo precisa olhar pelos transportadores, que trabalham no vermelho”, declara.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas