Alpargatas, dona da Havaianas, vai ampliar CD em Minas

A Alpargatas, que produz as sandálias Havaianas, com fábrica em Montes Claros, no Norte de Minas, pretende aumentar a produção na unidade nos próximos anos. Para suportar o crescimento, a companhia já está ampliando o Centro de Distribuição (CD) localizado na cidade. O novo galpão deverá ser concluído no segundo semestre, com área construída de 30 mil metros quadrados e capacidade para 19,1 milhões de pares, ou seja, 38.513 posições.
De acordo com a diretora de Pessoas da Alpargatas S.A., Daniella Fagundes, atualmente, a planta produz 235 mil sandálias por dia, o que representa 35% do volume de produção, somando as quatro fábricas da Havaianas no País. As demais estão localizadas em Campina Grande e Santa Rita, na Paraíba, e em Carpina, no Pernambuco. Já os centros de distribuição estão situados em Campina Grande (PB), Montes Claros (Norte de Minas) e Extrema, no Sul do Estado.
“Na unidade mineira, fabricamos os modelos Havaianas top e slim, em todas as variedades da numeração 23 a 47. São carros-chefes da marca. Temos cerca de 2.800 funcionários, que trabalham em três turnos. Estamos ampliando o CD para preparar a fábrica para futuros crescimentos. Estamos um passo à frente desse planejamento, olhando para o futuro, já que a construção de uma estrutura como essa demanda tempo”, explica.
Novo CD visa organização dos estoques e futuras ampliações da fábrica da Havaianas
Embora não dê detalhes sobre capacidade atual do centro nem status das obras, Daniella Fagundes revela que não se trata de grandes ganhos em volume neste primeiro momento, mas de organização dos estoques e preparo para futuras ampliações. Além disso, ela destaca que a nova estrutura será alimentada por energia solar.
Tamanha expectativa deriva dos próprios resultados da companhia. A Alpargatas atingiu o volume de 48,2 milhões de pares vendidos no primeiro trimestre deste ano. De maneira detalhada, isso significa 40,6 milhões de pares vendidos no Brasil (84,23%) e 7,6 milhões de pares vendidos no exterior (15,76%).
Além disso, a receita líquida total da empresa no primeiro trimestre de 2023 foi de R$ 894,3 milhões. Deste volume, R$ 575,3 milhões relacionados a vendas nacionais, e R$ 318,9 milhões em vendas internacionais.
Indústria 4.0
Em relação à modernização das unidades fabris, a diretora explica que no caso da Alpargatas ocorre muito mais no que se refere aos dados do que aos processos produtivos. Isso porque, conforme ela, a produção de um chinelo é complexa e impõe desafios técnicos. Mas, ao mesmo tempo, oferece oportunidades de desenvolvimento de diferentes áreas.
“É um sistema produtivo complexo. Estamos falando de uma das maiores marcas brasileiras. A Havaianas leva o nome do País para o mundo inteiro. O processo desenvolve a gestão de dados em favor da produção. O sistema conecta essas informações para formar estatísticas e aprimorar os processos”, explica.
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