Economia

Aluguel de imóveis em BH registrou alta em 2024, o que esperar de 2025?

Aluguel de imóveis em BH registrou alta! Descubra as perspectivas para 2025 e garanta o melhor investimento imobiliário na região.
Aluguel de imóveis em BH registrou alta em 2024, o que esperar de 2025?
Foto: Andreluiz Cunha from Pixabay

Atualmente, Belo Horizonte é uma das melhores cidades para se viver no Brasil, oferecendo uma ótima qualidade de vida e infraestrutura urbana.

Por esse motivo, o mercado imobiliário local passou por um grande valorização nos últimos anos, tanto na parte de compra quanto de aluguel.

Em 2024 a história não foi diferente e segundo alguns especialistas, a cidade apresentou um crescimento de 18,63% no ramo de aluguel residencial.

Isso é uma boa notícia para quem tem um apartamento para alugar em BH, tendo em vista as margens de lucro maiores e a boa procura.

Apesar do bom momento, muitas pessoas que trabalham na área ou estão procurando por aluguel na cidade tem algumas dúvidas sobre como será o fim de 2025 para o mercado.

Se você é uma dessas pessoas, continue acompanhando este artigo, pois aqui vamos falar sobre o panorama atual e previsões futuras para o mercado de aluguel em BH!

Como foi o ramo de aluguel de imóveis em BH em 2024?

Em primeiro lugar, antes de falarmos sobre o panorama atual, é interessante recapitular e entender um pouco mais sobre o mercado de aluguel em BH no ano passado.

Como falamos acima, o ramo passou por um crescimento de quase 19% em 2024, e isso se deu por inúmeros fatores.

Em primeiro lugar, Belo Horizonte está passando por diversas mudanças, que afetam a qualidade de vida dos moradores de forma positiva.

Essas melhorias também acabam atraindo pessoas de outras cidades e estados, que enxergam a cidade como um ótimo lugar para se viver.

Como consequência, a demanda por imóveis cresce cada vez mais, tanto para venda quanto para aluguel, o que valoriza o preço do mercado imobiliário local.

Além disso, o perfil de moradores de Belo Horizonte mudou bastante nos últimos anos, com o aumento de jovens estudantes e trabalhadores.

Vale ressaltar que depois da pandemia muitas pessoas começaram a trabalhar nos modelos híbrido ou homeoffice, o que também ajudou a mudar o mercado.

Muitas dessas pessoas procuram por imóveis para alugar bem localizados, em bairros mais centrais que oferecem uma ótima infraestrutura.

Outro perfil que chama a atenção da cidade são os investidores, que enxergam BH como um ótimo lugar para aumentar sua renda.

Em 2024 o mercado de aluguel apresentou um ótimo aumento, o que fez com que diversas pessoas passassem a comprar imóveis como investimento, seja para venda futura ou aluguel imediato.

Quais são as previsões de 2025 para o mercado de aluguel em BH?

Agora que você já tem uma boa noção de como foi o ano de 2024 para o mercado de aluguel em BH, chegou a hora de ver um panorama atual e algumas previsões para o futuro.

Estabilidade nos preços

Apesar do mercado estar em alta, não é todo mundo que tem condições de pagar um valor alto de aluguel.

Com isso, é comum que muitos proprietários estabilizem o preço do aluguel para terem lucros realistas com o mercado atual.

Apesar disso, se a cidade passar por um grande crescimento e a demanda por imóveis crescer ainda mais, é sim possível que o valor do aluguel fique mais caro.

Impacto da Selic

A Selic, taxa de juros usada aqui no Brasil, afeta o mercado imobiliário diretamente, tanto no ramo de aluguel quanto no ramo de compras.

Se a taxa passar por um aumento este ano, é possível que o valor do aluguel fique mais caro, porém, se ela estabilizar ou cair, a tendência é que um apartamento para alugar continue com o mesmo preço ou até mesmo fique mais barato!

Vale ressaltar que a queda na Selic também ajuda a aumentar a procura por imóveis para comprar, o que também afeta e coloca pressão no ramo de aluguel.

Aumento da oferta

A procura por imóveis para alugar em BH nos últimos anos foi bem alta, algo que fez com que muitas construtoras começassem a lançar projetos em BH para suprir a demanda.

Com o aumento da oferta, mais pessoas resolvem viver na cidade, tendo em vista o grande número de opções de moradia, enquanto proprietários aproveitam os lucros de aluguel e venda.

Vale ressaltar que imóveis compactos são uma tendência no mercado nacional, e ao que tudo indica a oferta e a demanda por esse tipo de móvel será maior nos próximos meses.

Inovação, tecnologia e digitalização

As inovações tecnológicas estão presentes no mercado imobiliário a um bom tempo, porém, em 2024, novas ferramentas foram implementadas em diversas áreas do setor.

Por exemplo, hoje em dia é bem comum encontrar um imóvel online que tenha a opção de tour virtual, algo que ajuda tanto imobiliárias quanto interessados a economizar tempo e muitas vezes dinheiro.

Em 2025 a história não será diferente e o mercado imobiliário vai continuar sendo cada vez mais tecnológico, com novas ferramentas que podem acelerar as construções até tecnologias que facilitam a venda e o aluguel.

Gostou do artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro do mercado de aluguel em BH!

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas