Economia

Caso Americanas teve impacto “irrelevante” na solvência do sistema bancário

A crise da Americanas provocou aumento no custo do crédito via mercado de capitais e uma postura mais rigorosa das instituições financeiras
Caso Americanas teve impacto “irrelevante” na solvência do sistema bancário
Em decorrência do caso Americanas, efetuou-se teste de estresse específico considerando eventual default dessa empresa | Crédito: REUTERS/Ueslei Marcelino

São Paulo – O Banco Central afirmou nesta quarta-feira que o teste de estresse realizado devido à crise da varejista Americanas demonstra impacto “irrelevante” na solvência do sistema bancário, que, segundo a autarquia, segue resiliente.

“Em decorrência do caso Americanas, efetuou-se teste de estresse específico considerando eventual default dessa empresa e da rede de fornecedores que dela dependem de forma relevante. O resultado desse teste demonstra impacto irrelevante na solvência do sistema bancário”, disse o BC em seu Relatório de Estabilidade Financeira referente ao segundo semestre de 2022.

Ainda assim, a autarquia apontou que a crise da Americanas provocou aumento no custo do crédito via mercado de capitais e uma postura mais rigorosa das instituições financeiras nas operações de risco sacado, ao mesmo tempo que afirmou que a materialização de risco deve permanecer elevada no médio prazo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas