Amis prevê aumento de 3,5% nas vendas da Semana Santa e Páscoa

A expectativa dos supermercados de Minas Gerais é que a demanda cresça em média 3,5% no período da Semana Santa e Páscoa de 2022 em relação a 2021. É o que aponta uma sondagem realizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) com estabelecimentos de todo o Estado. A projeção feita pela pesquisa leva em conta o consumo de alguns dos principais itens comercializados na época.
Entre os produtos pesquisados, a maior perspectiva de aumento na procura são dos peixes em geral (5,74%). Na sequência aparecem: outras mercadorias que compõem a cesta do almoço pascal, como azeite, azeitona e batata (5,35%); o tradicional bacalhau (4,33%) e os sucos e refrigerantes (3,7%). Já em todo o período da Quaresma, os supermercados esperam que a demanda por ovos aumente 15%.
A associação ainda perguntou aos supermercados durante a sondagem sobre qual bebida deverá ter a maior procura por parte dos consumidores. Para 80% deles, a cerveja convencional será a mais procurada no período. Outros 17,1% responderam que o vinho terá a maior demanda, enquanto 2,9% apostam em bebidas quentes.
Quanto aos chocolates, item bastante popular na Páscoa, o questionamento foi referente a qual formato será mais demandado pelos clientes. Para 74,3%, o consumidor vai preferir neste ano formatos como barras, bombons e granulados. Já 25,7% afirmam que a procura será pelos famosos ovos de chocolate.
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Balanço de 2022
A entidade também divulgou ontem o balanço de 2022 do setor supermercadista de Minas Gerais. No ano passado, os supermercados mineiros faturaram R$ 68,41 bilhões, um aumento de 7,93% se comparado a 2021 (R$ 63,39 bilhões). O crescimento registrado foi além da expectativa de 3,2% para o ano.
O presidente-executivo da Amis, Antônio Claret Nametala, explica que o incremento foi decorrente de vários motivos. Ele cita como impulsionadores o desempenho econômico de Minas Gerais, a geração de empregos e os programas do governo de auxílio à população que injetaram dinheiro na economia. Ainda segundo ele, a projeção para 2023 é de crescer 2,85%.
Do mesmo modo que o faturamento, os investimentos realizados pelos supermercados foram maiores. Ao todo, o setor investiu R$ 1,314 bilhão no ano passado, uma alta de 26,3% na comparação com o exercício anterior. Por outro lado, a inauguração de unidades recuou. Em 2022, foram abertas 89 lojas, 17 a menos que os 106 estabelecimentos inaugurados em 2021.
“Foram menos lojas, mas lojas maiores. Nós tivemos a inauguração de algumas lojas com mais estruturas, por isso esse resultado”, afirma Claret. Segundo ele, o encarecimento dos custos com obras, “mais elevado que o normal”, também afetou.
Com as novas unidades, o setor supermercadista chegou ao total de 10.753 lojas abertas e 367.774 colaboradores empregados de forma direta em Minas Gerais.
Outra pesquisa da Amis, o Índice de Consumo dos Lares Mineiros, apurou que a demanda das famílias nos supermercados cresceu 7,93% no ano passado na comparação com o exercício anterior. Os fatores motivadores também estão ligados à performance do Estado na criação de postos de trabalho e na recuperação econômica, além dos benefícios do governo.
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