Economia

“Ampla maioria” de líderes entende que CPIs devem ser instaladas após eleição, diz Pacheco

“Ampla maioria” de líderes entende que CPIs devem ser instaladas após eleição, diz Pacheco
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante celebrações do Dia do Exército em Brasília 19/04/2022 REUTERS/Adriano Machado

BRASÍLIA – Após participar de uma reunião com lideranças partidárias, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta terça-feira que a “ampla maioria” dos líderes defende que a instalação de comissões parlamentares de inquérito (CPIs) devem ocorrer após as eleições de outubro.

O comentário de Pacheco, publicado no Twitter, indica que ficará para depois de outubro o início da CPI para investigar suspeitas de corrupção e desvio de recursos no Ministério da Educação durante a gestão do ex-ministro Milton Ribeiro, que chegou a ser preso em operação da Polícia Federal.

O caso ganhou impulso após as investigações terem sido remetidas para o Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido do Ministério Público Federal para apurar suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro no inquérito que investiga Ribeiro.

O presidente do Senado disse que a Casa “integralmente, reconhece a importância das CPIs para investigar ilícitos no MEC, desmatamento ilegal na Amazônia, crime organizado e narcotráfico” e acrescentou que os “requerimentos serão lidos em plenário por dever constitucional e questões procedimentais serão decididas”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Porém, a ampla maioria dos líderes entende que a instalação de todas elas deve acontecer após o período eleitoral, permitindo-se a participação de todos os senadores e evitando-se a contaminação das investigações pelo processo eleitoral”, afirmou ele na rede social.

Na prática, a possibilidade de Pacheco não colocar em funcionamento a CPI do MEC frustra os planos da oposição, que gostaria que ela estivesse em vigor em agosto, em plena campanha eleitoral para a Presidência da República.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas