Economia

Andritz vai investir em Minas Gerais

Companhia austríaca que fornece soluções para hidrogeração confirmou a intenção a representantes do governo
Andritz vai investir em Minas Gerais
A Andritz é um dos líderes mundiais no fornecimento de equipamentos e serviços eletromecânicos para usinas hidrelétricas | Crédito: Divulgação/Andritz Hydro Brasil

A Andritz Hydro Brasil, companhia de origem austríaca fornecedora de solução para hidrogeração, vai investir em Minas Gerais. Em um primeiro momento, o projeto envolverá a contratação da capacidade ociosa de empresas de bens de capital que já operam no Estado. No entanto, uma unidade própria deverá ser construída para a produção de equipamentos e turbinas para hidrelétricas. 

De acordo com o CEO da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Invest Minas), João Paulo Braga, as tratativas estão avançadas. Porém, nem valores nem prazo foram definidos. Segundo ele, a iniciativa envolverá aportes de múltiplas empresas e a Invest Minas irá auxiliar na identificação e desenvolvimento das parcerias. 

O gerente tributário da Andritz Hydro Brasil, Alexsandro Gomes, disse que inicialmente serão realizadas visitas para verificar os fornecedores, o parque industrial e a capacidade produtiva. Sem dar muitos detalhes, ele confirmou a vinda da empresa para Minas Gerais e a construção da planta própria, posteriormente.

Nesta semana, a equipe da agência mineira recebeu o diretor geral da Andritz Hydro Brasil, Dieter Hopf, para tratar sobre os planos da empresa em produzir no Estado. Para discutir sobre possíveis oportunidades de negócios, o embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, o atual cônsul do país em Minas, Roland Goblirsch-Urban, e o futuro cônsul, Philippe Goblirsch-Urban também participaram da reunião. 

“Tive uma reunião produtiva com a Invest Minas. O Estado de Minas Gerais tem a base industrial e pessoal qualificado para ser pioneiro na transição energética. A empresa austríaca Andritz Hydro, que vai transferir parte da sua produção para o Estado, hoje fornece, a partir de sua base industrial em Araraquara, equipamentos para o mundo inteiro. A crescente demanda devido à mudança da matriz energética será fornecida pela futura operação em Minas Gerais”, afirmou o embaixador nas redes sociais.

“A conversa com o embaixador foi no sentido de fortalecer essa parceria para que Minas possa ampliar a presença de empresas austríacas aqui. Recentemente tivemos, por exemplo, grandes investimentos da LD Celulose em Araguari. E vamos buscar mais, especialmente aqueles investimentos relacionados à pauta climática e de descarbonização”, ressaltou o CEO da Invest Minas.

O aporte que Braga menciona se trata da nova fábrica da LD Celulose – joint venture formada entre a Duratex e o grupo austríaco Lenzing. A planta foi implantada entre os municípios de Araguari e Indianópolis, no Triângulo Mineiro, próximo à área de plantio da empresa. A unidade promete ser a maior linha industrial de celulose solúvel do mundo e recebeu investimentos da ordem de US$ 1,3 bilhão. As informações foram divulgadas anteriormente pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO.

Andritz Hydro 

A Andritz Hydro é um dos líderes mundiais no fornecimento de equipamentos e serviços eletromecânicos para usinas hidrelétricas. Com mais de 175 anos de experiência, a empresa multinacional de origem austríaca, pertence ao grupo Andritz, o qual apresenta operações em 34 países. 

No Brasil, é responsável pela engenharia básica e detalhada e pela fabricação e instalação de equipamentos para pequenas, médias e grandes usinas hidrelétricas. Também é responsável por soluções para bombeamento para indústria, irrigação e abastecimento de água. A planta fabril no País está localizada na cidade de Araraquara e a unidade administrativa em Barueri, ambas em São Paulo.

*Informações atualizadas às 15:52 de 13/01/2023

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas