Aneel aprova projeto de expansão da hidrelétrica de Três Marias

Em despacho publicado nesta sexta-feira (24) no Diário Oficial da União (DOU), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o projeto de ampliação da Usina Hidrelétrica (UHE) de Três Marias, localizada na região Central do Estado.
Atualmente, o empreendimento, de propriedade da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), tem uma capacidade instalada de 396 megawatts (MW) de geração de energia e, com a possível expansão, teria um total de 559 MW. Sendo assim, a medida acrescentaria mais 163 MW de potência ao sistema elétrico brasileiro.
A autorização da autarquia permite que a empresa inicie o processo de licenciamento ambiental do projeto perante aos órgãos competentes.
Segundo a Aneel, a anuência tem vistas à participação no leilão de reserva de capacidade, previsto para ocorrer em junho. Em outras palavras, isso significa que a Cemig está autorizada a ofertar a energia que será gerada com a possível ampliação no certame, cuja finalidade é contratar potência proveniente de usinas geradoras, sejam existentes ou novas.
De acordo com a autarquia, empresas interessadas em participar da disputa deverão realizar o cadastramento dos empreendimentos junto a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), até às 12h do próximo dia 14 de fevereiro.
Ampliação da usina está em estudo pela Cemig
Procurada, a Cemig disse, em nota, que conforme previsto em seu planejamento estratégico, “estuda diversas oportunidades de crescimento, estando a possibilidade de ampliação da capacidade de geração da UHE Três Marias entre as mapeadas e em avaliação”.
Nesse sentido, a companhia ressaltou que a aprovação do projeto de expansão da usina hidrelétrica junto à Agência Nacional de Energia Elétrica “é um dos primeiros passos necessários para a avaliação da viabilidade técnica de uma eventual ampliação”.
Leia também: Hidrelétricas podem reduzir custo da energia e conter inflação, aponta especialista
Hidrelétrica de Três Marias opera desde 1962
A UHE Três Marias começou a ser construída na cidade mineira em 1957 e iniciou as operações cinco anos depois. A usina está instalada no Rio São Francisco e é o primeiro grande empreendimento hidráulico de múltiplas finalidades realizado no Brasil, além de ter sido a primeira obra de grande porte da Cemig, que mobilizou mais de 10 mil trabalhadores.
No momento, a usina possui seis unidades geradoras de energia instaladas. O projeto de ampliação incluiria a instalação de duas máquinas adicionais, conforme disse o ex-vice-presidente de Geração e Transmissão da Cemig, Thadeu Silva, à imprensa no ano passado.
Ouça a rádio de Minas