Economia

Aneel lança aplicativo para os consumidores

Aneel lança aplicativo para os consumidores

Brasília – O aplicativo Aneel Consumidor promete ajudar os consumidores a entender a composição da conta de luz e facilitar a apresentação de reclamações, sugestões, elogios e denúncias relacionados à qualidade do serviço prestado pelas empresas concessionárias e permissionárias.

Segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone da Nóbrega, o aplicativo representa “um salto qualitativo” na forma de dar mais transparência ao setor.

“Este é um novo canal de acesso, aderente às atuais tecnologias e, sobretudo, às exigências dos consumidores digitais, que é ainda mais empoderado. Com um dispositivo móvel (celular), ele terá, em suas mãos, acesso a vários canais da Aneel, incluindo a ouvidoria, à qual poderá comunicar falta de energia, problema com a conta, pedido de ligação e religação, denunciar a queima de equipamentos, solicitar manutenção da rede, entre outros serviços”, explicou.

De acordo com Pepitone, ajudar os consumidores a compreender tudo o que está incluso nos valores pagos pelo fornecimento de energia pode levar à redução da tarifa. “Uma sociedade bem informada está preparada para contribuir para discutir, nos fóruns adequados, os diversos itens que compõe a tarifa de energia e contribuir na elaboração das políticas públicas”, disse Pepitone.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O aplicativo Aneel Consumidor já está disponível para aparelhos móveis com sistemas IOS e Android. Segundo Pepitone, novas funções para a plataforma já estão sendo desenvolvidas e devem ser lançadas em breve, incluindo um detalhamento dos impostos e tributos que incidem na conta de luz. Pepitone disse que a expectativa da agência é disponibilizar estas informações até julho de 2019.

“Esta questão está prevista para este segundo momento porque teremos que identificar o (percentual cobrado de) ICMS nas 27 unidades da federação. E planejamos apresentar também o quanto se paga de PIS-Cofins (Programas de Integração Social/Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) e CIP nos municípios”, concluiu o diretor-geral da Aneel. (ABr)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas