Economia

Anel Rodoviário: história, acidentes, trânsito agora e obras da via

Saiba tudo sobre o Anel Rodoviário de Belo Horizonte: obras de modernização, acidentes e trânsito em tempo real
Atualizado em 8 de abril de 2024 • 12:09
Anel Rodoviário: história, acidentes, trânsito agora e obras da via
O Anel Rodoviário é um dos corredores de trânsito urbano mais movimentados da capital mineira, recebendo diariamente algo em torno de 130 mil veículos | Crédito: Alessandro Carvalho/Diário do Comércio

O Anel Rodoviário de Belo Horizonte é uma via dedicada ao trânsito rápido e pesado de veículos que circulam pela capital mineira. Ele começou a ser construído no fim da década de 1950 e foi inaugurado em 1963 para desviar o tráfego de carga que crescia e passava pela área central da cidade.

Atualmente, é um dos corredores de trânsito urbano mais movimentados da capital mineira, recebendo diariamente algo em torno de 130 mil veículos. Seu papel tornou-se essencial para o escoamento de produtos, mas também para o cotidiano dos cidadãos moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), cortando algumas das principais vias da região e ligando bairros e cidades adjacentes.

Embora seja protagonista na ligação de destinos e no desenvolvimento econômico, a rodovia enfrenta, há muitos anos, vários desafios e adversidades. Por não acompanhar a evolução urbana, com o crescimento populacional do seu entorno e da frota veicular, acidentes e problemas de segurança tornaram-se recorrentes, bem como congestionamentos em determinados horários. 

Neste artigo, você se informará sobre a história do Anel Rodoviário e sua atualidade, além das melhorias propostas pelos governos municipal e estadual que impactam diretamente a rodovia que corta a terceira maior metrópole do Brasil.

Abaixo, informações sobre o movimento no Anel Rodoviário para você poder seguir pela via sem surpresas e com segurança.

Acidentes no Anel Rodoviário

Muita negligência e falta de investimentos. Com esse cenário, o Anel Rodoviário da Capital se transformou em um palco de colisões, engavetamentos e ocorrências trágicas quase que diariamente. Isso fez com que se tornasse a via com o maior número de acidentes no Estado.

Parte dos mineiros faz tudo o que pode para que não passar pelo local. A aflição de ficar preso em um longo engarrafamento é constante, mas o medo de ser mais uma vítima é ainda maior.

Para se ter uma ideia, somente em 2022, a Polícia Militar Rodoviária registrou aproximadamente 730 acidentes com vítimas no Anel Rodoviário, o que resultou em 60 mortes. Sob a responsabilidade da corporação, estão o policiamento e a fiscalização da estrada, além do atendimento a ocorrências. 

Anel Rodoviário de BH
Crédito: Charles Silva Duarte/Arquivo Diário do Comércio

Trânsito no Anel Rodoviário agora

Pretende ou precisa passar pelo Anel Rodoviário e gostaria de se informar antes sobre a situação do trânsito no local? Você pode acompanhar notícias de acidentes, interdições de pista e outros alertas sobre o fluxo na rodovia em páginas oficiais e não oficiais nas redes sociais. 

Nos links a seguir, estão três perfis do Twitter que eventualmente publicam informações sobre as condições momentâneas da via. Para acompanhá-los, clique aqui, aqui ou aqui

Obras

Visando melhorar a infraestrutura da estrada para superar os desafios enfrentados e aumentar a segurança dos usuários, diversas intervenções de modernização e ampliação foram pensadas para o Anel Rodoviário de Belo Horizonte. Algumas saíram do papel, outras ficaram pelo caminho.

Uma das obras que, de fato, foi concretizada foi a área de escape construída em um dos trechos mais perigosos da via, no km 541, entre a BR-040 e o trevo do bairro Betânia, a poucos metros do acesso ao bairro Buritis. O governo municipal investiu R$ 3,5 milhões no projeto.

A rampa de contenção completou um ano de existência em agosto de 2023. Em seus primeiros 12 meses, o mecanismo evitou 22 potenciais acidentes, dos quais 13 deles envolviam carros de passeio e outros nove envolviam veículos pesados como caminhões, carretas, ônibus e guindaste. 

Para conhecer a história da área de escape do Anel Rodoviário e ver como funciona o recurso implementado na estrada, confira este vídeo publicado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). 

Além disso, prevendo melhorar o trânsito não só da via, mas também de outros importantes corredores da Capital, um novo pacote de intervenções foi anunciado para o Anel Rodoviário. 

Com recursos federais estimado em R$ 1,5 bilhão, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3), estão previstas obras em oito pontos da estrada, que incluem a edificação de novos viadutos e o alargamento dos já existentes, além de alças viárias e passarelas.

Existe a possibilidade de que parte dos recursos também seja utilizada para a construção de uma segunda área de escape no Anel Rodoviário. O local ainda não foi definido, mas há estudos em andamento.

Área de escape do Anel Rodoviário sendo utilizado
Dentre os acidentes evitados pela área de escape já instalada no Anel, nove envolviam veículos pesados | Crédito: PBH / Divulgação

Abaixo você confere quais trechos serão contemplados, a previsão de início das obras ou da licitação do projeto executivo e o que será realizado em cada local. Acesse aqui para conferir imagens das intervenções.

  • Viaduto da BR-040 sobre o Anel Rodoviário
    Período inicial: abril de 2024
    Obras: Novas alças viárias e implantação de novo viaduto
  • Viaduto sobre a Av. Amazonas
    Período inicial: setembro de 2024
    Obras: Alargamento do viaduto existente, implantação de dois novos viadutos, alças e passarela
  • Viaduto sobre a Av. Presidente Antônio Carlos
    Período inicial: setembro de 2024
    Obras: Alargamento de viaduto existente, alças e passarela
  • Pontilhão ferroviário bairro Betânia
    Período inicial: setembro de 2024
    Obras: Alargamento de viaduto existente, alças e passarela
  • Viaduto sobre a Av. Tereza Cristina
    Período inicial: Licitação de projeto executivo em janeiro de 2024
    Obras: Alargamento do viaduto existente, implantação de novo viaduto, alças e passarela
  • Viaduto da Praça São Vicente
    Período inicial: Licitação de projeto executivo em janeiro de 2024
    Obras: Implantação de quatro novos viadutos e alças viárias
  • Viaduto sobre a Av. Pedro II
    Período inicial: Licitação de projeto executivo em janeiro de 2024
    Obras: Implantação de dois novos viadutos e alças viárias
  • Viaduto sobre a Av. Cristiano Machado
    Período inicial: Licitação de projeto executivo em janeiro de 2024
    Obras: Alargamento de viaduto existente e implantação de novo viaduto

Anel Rodoviário vai se transformar em Rodoanel? Entenda

A alternativa encontrada pelo Governo de Minas para solucionar os problemas com trânsito e acidentes constantes no Anel Rodoviário foi a construção de um Rodoanel, que passará por fora da via atual.

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Com 100 quilômetros de extensão em 11 municípios, a obra do Rodoanel poderá reduzir o tráfego intenso do Anel Rodoviário de Belo Horizonte | Crédito: Alessandro Carvalho

Com a rodovia, espera-se uma redução do tempo de viagem entre 30 e 50 minutos e uma diminuição do fluxo de pelo menos cinco mil caminhões na área urbana da Capital, incluindo o Anel Rodoviário. A estimativa é de que cerca de mil acidentes sejam evitados por ano. O Estado considera o Rodoanel como a obra de maior transformação da mobilidade urbana da Grande BH. 

O Rodoanel também será a maior Parceria Público-Privada (PPP) da história de Minas Gerais. Com recursos do Acordo de Brumadinho, o governo estadual vai aportar no projeto R$ 3,07 bilhões. A italiana INC S.P.A, concessionária responsável pela rodovia pelos próximos 30 anos, investirá outros R$ 2 bilhões para financiar a implantação, manutenção e operação da estrada.

Com 100 km de malha rodoviária, o Rodoanel será composto por quatro alças. São elas: norte (43,9 km), oeste (25,8 km), sul (17 km) e sudoeste (13,28 km). 

O projeto prevê que as obras da nova rodovia sejam iniciadas no segundo semestre de 2024 pela alça norte e avance para os demais seguimentos nos anos subsequentes. Ainda conforme o cronograma, a expectativa é que a implantação seja concluída até 2029.

Dando vazão ao intenso tráfego do Anel Rodoviário, o Rodoanel passará por 11 cidades da Grande BH.

Qual o tamanho do Anel Rodoviário de BH?

O Anel Rodoviário de BH tem cerca de 27 quilômetros de extensão. A via inicia-se na união das rodovias BR-262 e BR-381, na altura dos bairros Goiânia e Nazaré, na região Nordeste da Capital, e termina no encontro da BR-040 e BR-356, no bairro Olhos d’Água, na região Oeste.

Seu traçado, projetado para contornar o perímetro urbano da cidade, cruza importantes vias do município, entre elas, as avenidas Cristiano Machado, Presidente Antônio Carlos, Presidente Carlos Luz – mais conhecida como Catalão –, Pedro II, Via Expressa e Amazonas.

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