Economia

Anexo do Conjunto Sulacap-Sulamérica no Centro de BH começa a ser demolido; entenda

Orçadas em R$ 3 milhões, as obras fazem parte do Centro de Todo Mundo, programa da PBH de requalificação da região Central
Anexo do Conjunto Sulacap-Sulamérica no Centro de BH começa a ser demolido; entenda
Local que será demolido, também conhecido como Novo Sulacap | DIÁRIO DO COMÉRCIO/ Juliana Sodré

As obras de demolição do edifício anexo ao Conjunto Sulacap-Sulamérica começaram nesta quarta-feira (29). A demolição do edifício localizado na avenida Afonso Pena, 981, no Centro de Belo Horizonte, visa a reconstituição da Praça da Independência, que existia no projeto original do espaço na década de 1940.

Orçadas em R$ 3 milhões, as obras fazem parte do Centro de Todo Mundo, programa de requalificação do Centro de BH, da Prefeitura (PBH).

Há duas semanas os preparativos para a demolição do anexo, também chamado Novo Sulacap, foram iniciados. Tapumes e sinalizações para motoristas e pedestres foram instalados ao redor do anexo do conjunto de edifícios no quarteirão da avenida Afonso Pena, entre as ruas da Bahia e dos Tamoios. Nesta quarta, o prefeito da cidade, Fuad Noman (PSD), visitou o local e deu a primeira marretada simbólica da demolição do espaço.

“Nosso objetivo é melhorar a cara do Centro, modernizar e trazer as coisas boas para cá. Isso daqui era um dos entraves do Centro. Uma obra que foi construída nos anos 40 com uma beleza e a finalidade de abrir a visão para o viaduto, para ser uma praça. Mas anos depois, construíram este ‘monstrengo’ aqui”, disse o prefeito.

Segundo ele, desde 2000 já há uma lei autorizando a desapropriação mas, só agora, foi realizada. “Vamos pedir para pintar os prédios e limpar essa área. Vamos transformar isso aqui em uma área de lazer para Belo Horizonte”, afirmou.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O recurso para as obras são da própria Prefeitura. “A gente não começa nenhuma obra sem ter dinheiro em caixa. Não vamos cometer o risco de começar uma obra e depois ter que parar por falta de dinheiro”, ressaltou Fuad Noman.

Prevista para ser concluída em 150 dias, a revitalização deve ficar pronta no mês de outubro. Ao todo, cinco lojas, duas salas grandes e um estacionamento já foram desapropriados.

Saiba mais sobre o conjunto arquitetônico

O Conjunto Sulacap-Sulamérica foi projetado pelo arquiteto italiano Roberto Capello, em estilo protomoderno. Os blocos cubistas eram ladeados por dois edifícios menores, havendo um vazio entre eles que possibilitava uma perspectiva do viaduto Santa Tereza. O objetivo do projeto era o de formar dois prédios iguais, simetricamente opostos, com as torres estrategicamente posicionadas para se harmonizarem com o entorno.

A construção do Conjunto Sulacap-Sulamérica foi concluída em 1940 e, décadas depois (nos anos 1970), foi construído um anexo ligando os edifícios Sulacap e Sulamérica, que teria desconfigurado a arquitetura e o urbanismo histórico do local.

Em 12 de setembro de 2000, o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte, reunido em sessão ordinária, aprovou novas diretrizes de proteção do Conjunto como de interesse cultural, determinando assim a demolição do anexo e a restauração dos jardins anteriormente existentes como espaço público.

A decisão foi baseada no estudo do conjunto urbano: rua da Bahia e adjacências (conjunto já tombado pelo referido conselho em deliberação 16/98).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas