Anglo American e Vale fecham acordo que integra Serra da Serpentina ao complexo Minas-Rio

A Anglo American anunciou nesta segunda-feira (2) a conclusão do acordo para obter minerais de alto teor na Serra da Serpentina, gerida pela Vale, além da adição do complexo ao Minas-Rio.
Segundo as regras previstas no acordo entre as duas mineradoras, a Vale fará o pagamento de US$ 157,5 milhões para garantir uma participação de 15% no Minas-Rio, além de transferir direitos minerais e propriedade da Serpentina.
A Vale ainda poderá ter uma participação acionária adicional com o mesmo percentual, caso o complexo Minas-Rio seja expandido no futuro.
“Este é um exemplo de lógica industrial: reunir os recursos para desbloquear um valor significativo. A integração gerará sinergias por meio da utilização da infraestrutura do Minas-Rio para acelerar o desenvolvimento de Serpentina, destaca o presidente da Anglo American, Duncan Wanblad.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Wanblad salienta que a aquisição da Serpentina possibilita a ampliação na produção pellet feed da Anglo American ao longo das próximas décadas, além de estimular a descarbonização nas atividades siderúrgicas.
“Passaremos a ter um plano de lavra único e integrado, de forma que os recursos da Serra da Serpentina serão beneficiados em nossa planta já existente, o que potencializará o trabalho responsável, eficaz e seguro que vem sendo realizado em nosso empreendimento”, complementa a presidente da Anglo American no Brasil, Ana Sanches.
Ouça a rádio de Minas