AngloGold Ashanti conclui a obra de descaracterização de barragem em Santa Bárbara
A mineradora AngloGold Ashanti concluiu as obras de descaracterização da Barragem de Contenção de Rejeitos CDS II, localizada na Mina de Córrego do Sítio, em Santa Bárbara, região Central do Estado. O projeto de eliminação da barragem tem como principal foco garantir a segurança das comunidades do entorno do empreendimento.
Desde 2022, a Anglo parou de utilizar a disposição de rejeitos em polpa. A empresa resolveu adotar o uso do rejeito a seco em CDS II, não só em Santa Bárbara, mas em todas as demais barragens que a empresa opera no no Brasil.
“A descaracterização da estrutura é resultado de um planejamento minucioso e de um processo de engenharia com foco em segurança, respeito ambiental e inovação”, desatca o vice-presidente global de Tailings e Projetos da AngloGold Ashanti, Cristiano Souza.
Investimento robusto e processo minucioso
A AngloGold Ashanti fez um grande investimento para concluir a descaracterização da barragem. O total aplicado foi de aproximadamente R$ 253 milhões. O trabalho na barragem contou com cerca de 350 profissionais atuando em diversas frentes técnicas e operacionais.
O projeto teve um planejamento e execução minucioso, para que fosse feito o fechamento do reservatório com solo. Assim, houve a estabilização da superfície e a recuperação paisagística da área com cobertura vegetal. Logo, com esse processo, houve reaproveitamento sustentável da área.
De acordo o diretor de Construção da AngloGold Ashanti, André Souza, a execução dos trabalhos foi realizado com um rigoroso acompanhamento técnico. Assim, a empresa garantiu a fiel observância dos parâmetros de projeto.
As etapas da obra contemplaram frentes de trabalho simultâneas, como aterro do reservatório e construção de canais de drenagem de concreto armado. A abordagem permitiu a execução paralela de atividades complexas, priorizando sempre a segurança de todos os envolvidos.
Fim das barragens
A AngloGold Ashanti indica em seu futuro que a grande meta da empresa é descaracterizar todas as barragens sob sua responsabilidade. Assim, pode garantir a total conformidade com as normas vigentes e contribuindo para a redução de riscos ambientais e operacionais.
Ouça a rádio de Minas