Economia

ANTT aprova novo edital de concessão da BR-040 e BR-495; leilão será em abril

A empresa vencedora do certame deverá investir R$ 8,8 bilhões no trecho
Atualizado em 17 de janeiro de 2025 • 19:00
ANTT aprova novo edital de concessão da BR-040 e BR-495; leilão será em abril
Crédito: Diário do Comércio/ Mara Bianchetti

Na próxima segunda-feira (20) está prevista a publicação do novo edital de concessão do trecho referente às rodovias BR-040 e BR-495, entre Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, e Itaipava, no estado do Rio de Janeiro. O trecho tem a extensão de cerca de 218,9 quilômetros (km). O leilão de concessão está previsto para o dia 30 de abril, na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o edital de concessão da BR-040 e BR-495 nesta sexta-feira (17), em reunião extraordinária. Os estudos de viabilidade foram elaborados pela agência Infra S.A. e aprovados pelo Ministério dos Transportes.

A empresa vencedora do certame deverá investir R$ 8,8 bilhões no trecho das BR-040 e BR-495, sendo R$ 5 bilhões em obras para ampliações de capacidade e R$ 3,8 bilhões em serviços operacionais.

Desafio do projeto de concessão da BR-040

O diretor da ANTT, Felipe Queiroz, considera que a subida da Serra de Petrópolis (RJ), é o principal desafio do projeto de concessão. “Um investimento muito importante, porque resolve uma questão de fluidez na chegada do Rio de Janeiro, seja na região metropolitana, bem como na subida da Serra, que, naturalmente, é um desafio tanto para a engenharia, quanto para a logística”, declarou.

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A concessão exigirá que, durante todo o período de obras, a pista atual da subida da Serra permaneça em operação, com manutenção em correção de buracos e fissuras, tratamento e selagem de trincas e correção e recomposição de juntas.

Após a liberação da nova pista de descida no local, a concessionária da rodovia será responsável pela recuperação completa do pavimento da atual pista de subida. As obras referentes à subida da Serra deverão ser concluídas até o sexto ano de concessão, com algumas sendo finalizadas já no quinto ano.

Felipe Queiroz afirmou que a agência deposita expectativa no sucesso do leilão, que será realizado em abril deste ano. “Temos ouvido uma série de atores do mercado interessados em estudar essa solução e mantemos a convicção de que teremos uma competição muito interessante na B3”, projeta.

Veja o que será feito na BR-040 e BR-495 com a concessão:

Além da duplicação de 13,1 quilômetros no trecho, a empresa que assumir a concessão das rodovias entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro deverá fazer diversas obras, com destaque para a construção de:

  • 86,6 km de faixas adicionais;
  • três túneis;
  • 13 viadutos;
  • 13 correções de traçado;
  • 14,6 km de vias marginas;
  • área de escape;
  • ponto de parada e descanso para caminhoneiros;
  • 32 pontos de ônibus;
  • 12 passarelas;
  • 11,7 km de ciclovias;
  • sete passagens de fauna.

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