Economia

ANTT aprova o aditivo para a antecipação da concessão da MRS

ANTT aprova o aditivo para a antecipação da concessão da MRS
Concessionária vai investir R$ 9,7 bilhões para antecipar a renovação do contrato da ferrovia | Crédito: Divulgação

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou ontem a assinatura do aditivo ao contrato da ferrovia operada pela MRS que prorroga a concessão por mais 30 anos mediante compromissos de investimento de R$ 9,7 bilhões.

A concessão foi realizada em 1996 e envolveu contrato de 30 anos. A malha conecta diversas regiões do Sudeste, tem 1.643 quilômetros de trilhos nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e conexões aos portos de Santos, Itaguaí, Sudeste, Guaíba e Rio de Janeiro, informou a agência em comunicado à imprensa.

O termo aditivo que prorroga a concessão inclui diretrizes para compartilhamento de infraestrutura, segundo a ANTT.

A assinatura do contrato de prorrogação deve ocorrer na sexta-feira, informou a agência.

Projeto em Minas

Conforme publicado anteriormente, o plano contempla, entre outras iniciativas, a implantação de um ramal ferroviário e um terminal integrador em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). São investimentos de R$ 800 milhões, a serem feitos em dez anos, que deverão gerar 15 mil empregos e R$ 130 milhões em impostos, além da redução de gás carbônico emitido na atmosfera.

O ramal ferroviário terá aproximadamente 12 quilômetros de extensão e vai conectar Igarapé ao Ramal do Paraopeba, nas proximidades do município de Brumadinho. O empreendimento vai contar com pátio de cruzamento, dois túneis, com um quilômetro de extensão, e sete viadutos.

Já o Terminal Integrador do Igarapé será construído em um terreno de 166 mil metros quadrados, às margens da BR-381, e terá capacidade de movimentar cerca de 2 milhões de toneladas de cargas/ano, o que corresponde a 100 mil contêineres. (Com informações da Reuters)

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