Economia

Rota Sertaneja: ANTT publica edital de concessão da BR-153 e BR-262 com leilão em 6 de novembro

A empresa vencedora deverá investir R$ 5,6 bilhões em obras para ampliação de capacidade e R$ 4,16 bilhões em serviços operacionais
Rota Sertaneja: ANTT publica edital de concessão da BR-153 e BR-262 com leilão em 6 de novembro
Foto: Divulgação / Comunicação ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou o edital de concessão do lote de rodovias da BR-153 e BR-262, a chamada “Rota Sertaneja”, que perpassa os estados de Goiás e Minas Gerais. O trecho tem extensão de cerca de 530,6 quilômetros (km) e investimentos previstos de R$ 10 bilhões. O leilão da concessão está previsto para o dia 6 de novembro, na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.

A Diretoria Colegiada da ANTT aprovou o edital da Rota Sertaneja nesta quinta-feira (24), em reunião extraordinária. A empresa vencedora do certame deverá investir R$ 5,6 bilhões em obras para ampliação de capacidade e R$ 4,16 bilhões em serviços operacionais, durante os 30 anos de concessão.

A Rota Sertaneja é um trecho complexo como a Rota das Gerais, com encontro de duas rodovias federais. O trecho inicia na BR-153, do entroncamento da rodovia estadual GO-129, em Hidrolândia (GO), e vai até a ponte sobre o Rio Paranaíba, em Itumbiara (GO), localizada na divisa com Minas Gerais.

O percurso segue para a cidade vizinha, Araporã, na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e continua até o término da ponte sobre o Rio Grande, em Fronteira, também no Triângulo, localizada na divisa de Minas com o estado de São Paulo. A outra parte da Rota Sertaneja é a da BR-262, iniciada no entroncamento da BR-050, em Uberaba, no Triângulo, e vai até o entroncamento com a BR-153, em Comendador Gomes, na mesma região.

Veja o que será feito na BR-153 e BR-262 com a concessão:

Além da duplicação de 42 km no trecho, a empresa que assumir a concessão das rodovias entre Goiás e Minas Gerais deverá realizar diversas obras, com destaque para a construção de:

  • 31,8 km de faixas adicionais;
  • mais de 4 km de vias marginas;
  • 4 km de contornos;
  • 132 acessos;
  • 146 pontos de ônibus;
  • seis passarelas
  • cinco praças de pedágio free flow
  • cinco passagens de fauna.
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