Economia

Aperam obtém certificação para a sua linha de aços elétricos

Aperam obtém certificação para a sua linha de aços elétricos
Entre 2011 e 2018 os investimentos do grupo siderúrgico em novas pesquisas, serviços e produtos somaram US$ 150 mi -

Investindo em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias para carros elétricos há pelo menos dez anos, a Aperam South America, com planta em Timóteo (Vale do Aço), acaba de obter a certificação IATF 16949 para sua linha de aços elétricos, uma norma internacional utilizada em toda a cadeia de fornecimento automotivo. E, embora os veículos elétricos ainda não sejam realidade no Brasil, a siderúrgica já se prepara para o aumento da demanda que deverá ocorrer nos próximos anos.

A informação é do diretor-presidente da Aperam, Frederico Ayres Lima. Segundo ele, na prática, com a certificação, a companhia poderá fornecer matéria-prima para a produção de motores para carros elétricos, uma tendência mundial no setor automobilístico.

“No Brasil o mercado ainda não é tão grande, por uma série de motivos, entre os quais está a disponibilidade do etanol, combustível menos prejudicial ao meio ambiente do que a gasolina e o diesel. Mas sabemos que a demanda virá e estaremos preparados para atendê-la”, ressaltou.

Para se ter uma ideia, entre 2011 e 2018, o grupo investiu mais de US$ 150 milhões em novas pesquisas, serviços e produtos. Entre os resultados, a Aperam desenvolveu o aço elétrico de grão não orientado (GNO) de baixíssimas perdas em altas frequências, para aplicação no núcleo dos motores de veículos elétricos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Hoje já fornecemos grandes volumes de GNO para aplicação em motores e compressores herméticos (motores de geladeiras). Com a certificação, destinaremos também aos mais diversos tipos de motores elétricos que operam em frequências elevadas, incluindo os motores elétricos de carros, ônibus, caminhões e motos, por exemplo”, citou.

Simulações computacionais foram realizadas com o aço GNO nacional, obtendo um desempenho até mesmo superior a produtos similares importados de outros países. Além disso, a empresa já possuía a IATF 16949 para a linha de aço inox, que teve sua continuidade recomendada durante a auditoria.

O executivo lembrou que os carros elétricos já são amplamente utilizados na Europa, América do Norte e Ásia. E que a perspectiva é de um rápido crescimento do mercado e, em um futuro próximo, se multiplique também pelas ruas do Brasil e da América Latina.

Neste sentido, os esforços para aumentar a produção e a comercialização de carros desse tipo também já estão presentes no Brasil, onde os governos de alguns estados já garantem, por exemplo, a redução ou isenção de pagamentos de impostos como o IPVA aos proprietários de carros elétricos ou híbridos.

Expectativa – Em relação aos negócios e às expectativas quanto ao desempenho geral da economia neste exercício, Lima afirmou que o grupo acredita no potencial de recuperação do País. E que, embora a retomada do crescimento não deva ocorrer no curto prazo, o consumo per capita de aço no Brasil ainda é baixo, e existe muito espaço para crescer.

A Aperam South America é produtora integrada de aços planos inoxidáveis, elétricos e carbono e sua planta industrial, localizada em Timóteo, possui capacidade produtiva total de 900 mil toneladas de aço líquido por ano. Desde 2011, integra o Grupo Aperam, segundo maior da Europa, composto de outras cinco plantas industriais na França e na Bélgica, cuja capacidade alcança 2,5 milhões de toneladas de placas de aço por ano.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas