Aptiv aumenta produção de chicotes para veículos em MG

A Aptiv, empresa especializada em produção de sistemas de distribuição eletroeletrônicos, concluiu o aporte de R$ 5 milhões na unidade fabril de Conceição dos Ouros, na região Sul de Minas Gerais. A unidade teve a capacidade de produção duplicada e atenderá, principalmente, a demanda proveniente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA).
O complexo recebeu investimentos que resultam em melhorias no fluxo de produção, logística interna e qualidade do produto e processo. A área construída foi elevada de 2,3 mil metros quadrados para 5,4 mil metros quadrados. A área total do terreno é de 14,5 mil metros quadrados, o que permitirá à empresa dobrar a produção, hoje em torno de 4 mil chicotes ao dia, nos próximos anos.
De acordo com o vice-presidente e diretor executivo para América do Sul da Aptiv, Eric Ferreira Carneiro, com o investimento de R$ 5 milhões e a duplicação da capacidade foram essenciais para atender a demanda crescente do mercado e para se preparar para os próximos anos, acreditando em uma recuperação do cenário econômico brasileiro, principalmente.
“Com esse investimento, duplicamos o parque de manufatura da unidade e nossa expectativa é adicionar 300 novos postos de trabalho, o que quase duplica o número de mão de obra direta empregada atualmente na unidade”.
Ainda segundo Carneiro, hoje, a unidade de Conceição dos Ouros, atende, majoritariamente, a FCA incluindo as unidades de Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Pernambuco e de Córdoba (na Argentina). A partir do segundo semestre, uma parcela da produção dessa planta será dedicada às exportações, porque vai equipar os motores que a FCA irá exportar para a Europa.
“São três diferentes programas que conquistamos com a FCA. Eles serão sequenciais, agosto, setembro e outubro. O primeiro é o de chicotes para a exportação de motores para a Europa, o segundo será de chicotes que irão equipar os motores 2.4 tigershark, e uma parte do Argo, que não éramos fornecedores e vamos assumir agora”.
A expansão foi totalmente planejada para dar suporte ao mercado conquistado e para atender novas oportunidades. Carneiro explica que a produção de chicotes é um processo bastante manual e exige um treinamento da massa operacional grande, por isso, o lançamento da fábrica e a contratação da mão de obra acontecem antes para treinamento, o que garante a qualidade dos produtos que chegarão ao mercado.
Gestão compartilhada – Inaugurada em 2010, a planta em Conceição dos Ouros possui gestão compartilhada com a unidade em Paraisópolis (Sul de Minas Gerais) e produz Sistemas de Distribuição Eletroeletrônicos principalmente para modelos da FCA. São dois turnos, com média produtiva de 4 mil chicotes por dia.
“A expansão nos permitirá dobrar o volume de produção e o quadro de funcionários no futuro, conforme a demanda, e trazer novos clientes para a fábrica”.
A Aptiv fornece a arquitetura veicular completa, composta pelo cérebro – softwares e computação – e o sistema nervoso – sensores e distribuição de energia e dados.
São cinco fábricas no Brasil, sendo duas em Minas Gerais, empregando cerca de 5 mil colaboradores, onde são produzidos Sistemas de Distribuição Eletroeletrônico e Sistemas de Conexão, atendendo o mercado nacional e exportação.
Ouça a rádio de Minas