Área de escape do Anel Rodoviário evitou 22 acidentes em um ano

Em seu primeiro ano de existência, a área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte já evitou 22 potenciais acidentes em um dos trechos mais perigosos da rodovia. Dentre eles, nove envolviam veículos pesados como caminhões, carretas, ônibus e até um guindaste.
Esse projeto foi o primeiro equipamento do tipo construído pelo poder público no Brasil. Ele foi desenvolvido pela BHTrans e teve como responsável pela execução das obras a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
Mesmo o Anel Rodoviário sendo de responsabilidade do governo federal, o poder público municipal investiu cerca de R$ 3,5 milhões na elaboração do projeto e na execução das intervenções. A construção foi autorizada depois de um convênio assinado entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O diretor de Sistema Viário da BHTrans, José Carlos Ladeira, destaca o fato de a área de escape ter sido construída em um local considerado adequado e bem sinalizado.
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“Quando realizamos os estudos e as obras de implantação da área de escape, houve sugestões e críticas de que ela deveria ser mais abaixo. Consultamos especialistas que nos orientaram sobre a melhor localização da área: o quanto antes possível na via, para que o motorista consiga testar o sistema de frenagem e, se apresentar problemas, poder utilizá-la com segurança”, relata.
Assim, a área de escape do Anel Rodoviário fica no trecho entre a BR-040 e o trevo do bairro Betânia, a poucos metros do acesso ao bairro Buritis. O km 541 do Anel Rodoviário foi escolhido estrategicamente pelo tamanho da área necessária para a construção, o ângulo de aproximação em relação à curva e a distância do trecho onde ocorrem as retenções.
A estrutura da área de escape é composta por uma caixa de concreto preenchida com argila expandida (cinasita), que aumenta o atrito e reduz a velocidade do veículo, em uma lógica semelhante à usada em pistas de automobilismo. Além disso, ela também possui uma série de placas e um painel de mensagens digitais orientando os motoristas sobre a área de escape.
O local é monitorado 24 horas por dia pelas equipes do Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH), por meio de uma câmera instalada em frente a estrutura.
Quando a área de escape é utilizada por algum veículo, é acionado o protocolo de segurança. Nesse caso, equipes da BHTrans, da Via 040 e da Polícia Militar Rodoviária isolam a área e acionam os reboques, e dão início à retirada do veículo. Logo em seguida, a área de escape passa por manutenção e limpeza, sendo novamente sinalizada e liberada para qualquer futura utilização.
Vidas preservadas
Ao todo, desde sua inauguração, a área de escape do Anel Rodoviário já foi utilizada por 13 carros de passeio e nove veículos pesados, evitando potenciais acidentes graves e preservando vidas.
O primeiro acidente evitado, envolvendo veículo pesado, ocorreu no dia 16 de agosto do ano passado, com um caminhão de minério. O motorista chegou a agradecer pela existência da área. Veja a lista completa:
1 – O primeiro acidente evitado foi em 16/8/2022 com um caminhão de minério;
2 – Uma carreta utilizou no dia 12/9/2022;
3 – No dia 29/9/2022 foi utilizada por um caminhão baú;
4 – No dia 17/10/2022 foi novamente utilizada por um caminhão baú;
5 – Um ônibus com 41 passageiros precisou utilizar no dia 27/2/2023;
6 – Uma carreta utilizou a área de escape no dia 10/4/2023;
7 – Um caminhão guindaste utilizou a área no dia 15/6/2023;
8 – Um caminhão com chapas de aço utilizou a área no dia 18/6/2023;
9 – No dia 27/7/2023 voltou a ser usada por um caminhão com minério.
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