Arena MRV, do Atlético, é o estádio de Série A com menos bares e restaurantes no entorno

Inaugurada em abril de 2023 como um dos empreendimentos mais modernos do futebol brasileiro, a Arena MRV, em Belo Horizonte, chama a atenção por um dado que contrasta com sua grandiosidade: é o estádio da Série A do Campeonato Brasileiro com menor número de bares e restaurantes no entorno. O que pode justificar esse resultado é que a Arena do Galo é a mais nova entre todas do ranking, o que também sugere uma oportunidade de negócios a ser explorada na região.
De acordo com levantamento do portal Bolavip Brasil, são apenas 34 estabelecimentos gastronômicos localizados num raio de dois quilômetros do estádio, situado no bairro Califórnia, na região Noroeste da Capital.
“A região onde está instalada a Arena MRV ainda é uma área em pleno desenvolvimento no mercado de bares e restaurantes. Como o estádio tem pouco tempo de funcionamento, ainda existem muitas possibilidades para o crescimento de novos estabelecimentos na região”, destaca a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Minas Gerais, Karla Rocha.
O dado chama atenção não apenas pela disparidade em relação a outros estádios do País, mas também pelo potencial econômico ainda pouco explorado na região. O Mineirão, casa do Cruzeiro, conta com 88 estabelecimentos no mesmo raio — mais do que o dobro — e apresenta ainda a 4ª melhor média de avaliação dos bares no ranking.
A presença de equipamentos como estádios modernos tende a atrair investimentos, gerar emprego e impulsionar o comércio local — especialmente em setores como alimentação e lazer. No caso da Arena MRV, no entanto, o movimento parece ainda não ter se consolidado.
“A Arena MRV é muito nova. Com o tempo, ela vai atrair os empreendimentos para perto, mas ela tem uma localização totalmente diferente do Mineirão, que está entre avenidas de bairro residencial. A Arena MRV está na via Expressa, é uma via de alta velocidade, que não tem prédios, lojas, essas coisas, para atrair esse tipo de investimento”, explica o presidente Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de BH e região, Mário Sousa.

Oportunidade de crescimento no entorno da Arena Mrv
Com capacidade para 46 mil pessoas e uma agenda crescente de eventos além do futebol, a região do entorno da Arena MRV tem potencial para se transformar em um novo polo de lazer e gastronomia da capital mineira.
A movimentação de torcedores em dias de jogos, somada ao fluxo gerado por shows e eventos corporativos, pode atrair empreendedores e pressionar o poder público a investir em infraestrutura e mobilidade urbana para tornar a região mais atrativa e acessível.
“A tendência é que, com a realização de grandes campeonatos e shows, a movimentação e o interesse pelo local aumentem. Isso deve impulsionar ainda mais a abertura de novos bares, restaurantes e outros negócios, consolidando a região como um importante polo de lazer, entretenimento e gastronomia em Belo Horizonte. O futuro é de grande potencial para quem acredita e investe nesse entorno tão promissor da Arena MRV”, ressalta Karla Rocha.
Procurado, o Atlético ressaltou que não existe um projeto formal para incentivar a abertura de mais estabelecimentos fora da Arena MRV, mas que o clube mantém um diálogo constante com o poder público e a comunidade do entorno para estabelecer uma harmonia no comércio ambulante e fixo nos arredores do estádio.
“Mesmo antes da inauguração da Arena MRV já foi possível observar o surgimento de comércios de alimentos e bebidas no entorno e nos arredores do estádio. Esse movimento reforça a importância da Arena, implantada em uma região anteriormente carente de espaços voltados para lazer, práticas esportivas e atividades culturais”, diz o Atlético, em nota.
O clube também destaca que a Arena MRV conta com mais de 50 bares internos e que, em breve, ampliará sua estrutura com a inauguração de uma nova área na esplanada, composta por contêineres, para atender o público em dias de jogos e eventos.
Estádios da Série A com mais opções de bares e restaurantes no entorno:
- Nilton Santos (Botafogo): 185 estabelecimentos
- Barradão (Vitória): 182 estabelecimentos
- Vila Belmiro (Santos): 181 estabelecimentos
- Alfredo Jaconi (Juventude): 166 estabelecimentos
- Allianz Parque (Palmeiras): 163 estabelecimentos
- José Maria de Campos Maia (Mirassol): 158 estabelecimentos
- Castelão (Ceará e Fortaleza): 126 estabelecimentos
- Nabi Abi Chedid (RB Bragantino): 125 estabelecimentos
- Arena do Grêmio (Grêmio): 113 estabelecimentos
- Neo Química Arena (Corinthians): 109 estabelecimentos
- Maracanã (Flamengo e Fluminense): 107 estabelecimentos
- Mineirão (Cruzeiro): 88 estabelecimentos
- Arena Fonte Nova (Bahia): 88 estabelecimentos
- Morumbi (São Paulo): 86 estabelecimentos
- São Januário (Vasco): 71 estabelecimentos
- Ilha do Retiro (Sport): 64 estabelecimentos
- Beira-Rio (Internacional): 57 estabelecimentos
- Arena MRV (Atlético-MG): 34 estabelecimentos

Novas arenas: potencial econômico a ser explorado
A escassez de opções no entorno da Arena MRV contrasta com a tendência de outras arenas modernas do País, que impulsionaram o comércio e a gastronomia em suas respectivas regiões. Um dos exemplos mais marcantes é o Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, que lidera o ranking com 185 estabelecimentos (96 bares e 89 restaurantes) nas proximidades. A presença de um grande shopping center a 1,2 km e a vizinhança com o tradicional bairro do Méier ajudam a explicar o número expressivo.
A Arena do Grêmio é um exemplo de como o estádio pode estimular a abertura de novos empreendimentos em seu entorno. Inaugurada em 2012, a arena contribuiu para a instalação de 75 bares e 38 restaurantes na região. Além da quantidade, os estabelecimentos próximos à arena gremista também lideram em qualidade, segundo as avaliações no Google.
Em sentido oposto, estádios mais antigos como Maracanã e Morumbi apresentam grande quantidade de estabelecimentos, mas com baixa avaliação dos consumidores. Os piores bares foram identificados ao redor do Maracanã, enquanto os restaurantes do entorno do Morumbi ficaram com a pior nota média do estudo.
Confira a média de avaliação dos bares e restaurantes no entorno dos estádios da Série A
- Arena do Grêmio (Grêmio): 4,67 estrelas
- Alfredo Jaconi (Juventude): 4,57 estrelas
- José Maria de Campos Maia (Mirassol): 4,56 estrelas
- São Januário (Vasco): 4,55 estrelas
- Nabi Abi Chedid (RB Bragantino): 4,51 estrelas
- Vila Belmiro (Santos): 4,49 estrelas
- Castelão (Ceará e Fortaleza): 4,48 estrelas
- Beira-Rio (Internacional): 4,47 estrelas
- Barradão (Vitória):4,46 estrelas
- Mineirão (Cruzeiro):4,45 estrelas
- Ilha do Retiro (Sport): 4,42 estrelas
- Arena MRV (Atlético-MG): 4,42 estrelas
- Arena Fonte Nova (Bahia): 4,42 estrelas
- Allianz Parque (Palmeiras): 4,42 estrelas
- Nilton Santos (Botafogo): 4,41 estrelas
- Neo Química Arena (Corinthians): 4,41 estrelas
- Morumbi (São Paulo): 4,36 estrelas
- Maracanã (Flamengo e Fluminense): 4,31 estrelas
Metodologia da pesquisa
O levantamento utilizou dados públicos do Google Maps para identificar bares e restaurantes localizados num raio de 2 km dos 18 estádios da Série A do Campeonato Brasileiro. Foram consideradas tanto a quantidade de estabelecimentos quanto as avaliações médias de cada um. Ao todo, foram mapeados 922 bares e 1.181 restaurantes. Estabelecimentos não registrados na plataforma, como barracas e food trucks, ficaram de fora da análise.
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