Arraial de BH deve aquecer vendas do comércio

A retomada do Arraial de Belo Horizonte deve impulsionar as vendas de artigos típicos na capital mineira. O crescimento deve atingir 30%, de acordo com estimativas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). O evento deixou de ser realizado por dois anos por conta da pandemia de Covid-19.
Apesar de fora de época, a notícia divulgada recentemente pela Prefeitura de Belo Horizonte animou quem estava aguardando pelo evento. A animação se distribuiu principalmente entre os comerciantes que projetam um movimento maior durante o período da festa quando comparado a um fim de semana comum.
Estímulo
Dono de uma distribuidora de bebidas nas imediações do local do evento, a Praça da Estação, Renato Avelar prevê alta de 20% nos negócios. Segundo ele, o retorno do Arraial pode dar um fôlego ao caixa e controlar as contas. “Não foram dias muito fáceis. Mesmo após ter fechado uma unidade há pouco tempo ao lado da Arena Independência, estou crente que o evento possa nos ajudar a minimizar os impactos. O Carnaval ajudou, mas a Prefeitura voltando com os eventos públicos já vai dando esperança para a gente”, conta.
O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, afirma que os grandes eventos proporcionam aos comerciantes a chance de se recuperarem do prejuízo imposto pela pandemia. “O Arraial de Belo Horizonte é um evento que movimenta todas as regionais. Ele atrai um excelente público principalmente do entorno de BH. Foram dois anos paralisados, e é aguardado por muita gente de todo o entorno para participar do evento. Isso é importante para a nossa economia. É uma engrenagem que gera renda e beneficia muito os trabalhadores do comércio”.
Produtos
Itens tradicionais de caracterização como camisa xadrez, vestidos coloridos, botas, chapéus de palha e demais adornos, que entram no segmento de vestuário e calçados, são algumas das apostas de lojistas para o incremento das vendas para os próximos dias. “Mesmo que a festa esteja ocorrendo por agora, a nossa expectativa de otimismo se mantém. Afinal, está retornando a temporada de festas e isso é fundamental para movimentar a economia. Aqui na CDL/BH estamos entrando com o apoio financeiro para o Arraial de Belo Horizonte, esperamos que os lojistas e o belo-horizontino possa tirar melhor proveito com a chegada do evento”, diz Marcelo.
Segundo a PBH, a festa que se aproxima de sua 43ª edição deve receber cerca de 140 mil visitantes durante os sete dias de apresentações de quadrilhas e shows, acompanhadas de quermesse e estrutura temática de lazer. Somente nas unidades da rede de hotéis PGCR, em Belo Horizonte, a taxa de ocupação de quartos segue acima dos 50%.
Do evento para a mesa de bar
A festança deve também impulsionar os negócios dos bares e restaurantes da Capital. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG), Matheus Daniel, enfatiza que o setor ganha muito com a realização dos eventos, mais especificamente aos bares e restaurantes da avenida Amazonas, da rua Sapucaí, e os tradicionais bares da madrugada, dentre eles, o Bolão e o Chopp da Fábrica.
“O público que geralmente vai aos shows e aos eventos como é o caso do Arraial de Belo Horizonte sempre acaba procurando um lugar para ir fazer uma refeição, e isso beneficia estes locais que sentem o reflexo do movimento pela cidade. Afinal, o evento é um dos grandes eventos de Belo Horizonte. Assim, como queremos fazer da Cidade Criativa da Gastronomia também um grande evento”, destaca.
Para a realização da festa, a Prefeitura, junto aos apoiadores, levantou recursos da ordem de R$ 3,6 milhões. O evento será realizado até o dia 7 de agosto.
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