Economia

Arrecadação de direitos autorais de músicas mais que duplicou no Carnaval de MG

Ecad faz campanha de conscientização para ampliar pagamento a compositores
Arrecadação de direitos autorais de músicas mais que duplicou no Carnaval de MG

O Carnaval de 2024 colocou Minas Gerais como o terceiro Estado com a maior arrecadação em direitos autorais do País, com um total R$ 5,2 milhões e um crescimento de 138% em comparação à folia de 2023. Os números constam no levantamento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

O Estado também se destacou ao licenciar shows e eventos carnavalescos no contexto do País, ocupando a quarta posição no ranking nacional. Ficou atrás apenas de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. Em Minas Gerais, o Ecad licenciou 369 shows carnavalescos na folia no ano passado.

Segundo o gerente do Ecad em Minas Gerais, Enio Medeiros, ano passado, Minas Gerais apresentou um crescimento significativo na arrecadação dos direitos autorais de execução pública de músicas. O estado possui 853 municípios, sendo que há eventos que são pagos e outros que ainda não pagam direitos autorais.

‘Direito autoral em dia também é um espetáculo!’

“Por isso é importante nosso trabalho e atuação para conscientizar cada vez mais aqueles que usam músicas em seus eventos e negócios. Nossa campanha destaca a importância do pagamento dos direitos autorais para remunerar compositores e artistas, e nossa expectativa é que possamos aumentar a arrecadação e ter mais eventos licenciados este ano”, projeta.

Para garantir que compositores e artistas tenham seus direitos autorais respeitados quando as suas músicas tocarem durante a folia, o Ecad segue com sua campanha nacional de Carnaval “Direito autoral em dia também é um espetáculo!”, com o apresentador e ícone carnavalesco Milton Cunha como garoto-propaganda.

A campanha está sendo veiculada nas redes sociais do Ecad e no site trazendo informações sobre o licenciamento dos eventos. A ação é direcionada a quem vai utilizar música publicamente em programações e eventos carnavalescos e deve fazer o pagamento dos direitos autorais.

Veja para quem a ação do Ecad é direcionada:

  • organizadores e promotores de shows,
  • trios elétricos,
  • blocos de rua,
  • prefeituras,
  • casas de espetáculos
  • e outros.

O Ecad fez um levantamento das músicas mais tocadas no Carnaval em Minas Gerais no ano passado e o axé e a música baiana se destacaram.

Saiba quais foram as Top 5 músicas que os foliões mais ouviram em shows e trios elétricos de Minas Gerais no Carnaval 2024, segundo Ecad:

  1. “Eva”, de Cartavetrata, Umto e Ficarelli;
  2. “Arerê”, de autoria de Gilson Babilônia e Alaim Tavares;
  3. “Praieiro”, de Manno Goes;
  4. “Cheia de manias”, de autoria de Luiz Carlos
  5. E “Não quero dinheiro”, composição de Tim Maia.
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas