Assaí Atacadista fecha contrato de 36 MW com Auren Energia e visa expandir autoprodução
O Assaí Atacadista fechou um contrato com a Auren Energia para um fornecimento de até 36 megawatts médios (MWmed) de energia elétrica por autoprodução em três usinas solares, localizadas no município de Jaíba, no Norte de Minas Gerais. O acordo contempla o arrendamento das usinas da Auren para poder abastecer cerca de cem lojas do Assaí no País, o equivalente a um terço do total de unidades da rede.
Caso tenha sucesso nas operações, o objetivo da gigante do varejo alimentar é fazer uma expansão gradativa da autoprodução de eletricidade, que pode alcançar praticamente todas suas unidades no País. A rede atacadista busca lojas mais sustentáveis e, atualmente, tem mais de 300 unidades, localizadas no Distrito Federal e em 24 estados, nas cinco regiões do Brasil.
As usinas solares de Jaíba da parceria Assaí-Auren serão responsáveis pelo abastecimento da demanda de energia elétrica das lojas de atacarejo da empresa em Minas Gerais, Acre, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo e no Distrito Federal.
O diretor administrativo de operações do Assaí, Alexandre Araújo, afirmou que a rede de atacarejo está sempre em busca de práticas sustentáveis e novos formatos, para otimizar recursos e mitigar o impacto ambiental. A entrada no modelo de autoprodução de energia faz parte da estratégia de sustentabilidade da companhia. A empresa declarou que o arrendamento das três usinas solares no Norte mineiro contribuirá no avanço da meta de descarbonização.
O Assaí Atacadista assumiu o compromisso de reduzir suas emissões de CO² em 42% até 2030, tendo 2021 como ano base, nos escopos 1 e 2, relativos a emissões diretas e indiretas. As emissões de escopo 2 são provenientes da geração da energia consumida pela empresa. Assim, a companhia, que atua há mais de 50 anos no atacarejo, estima evitar aproximadamente 86 mil toneladas de CO² emitidas na atmosfera ao longo de cinco anos.
“A entrada no mercado de autoprodução de energia é mais um passo importante que estamos dando dentro da nossa operação, com o uso de energia limpa, tornando-a cada vez mais eficiente”, disse Araújo. “Com essa parceria com a Auren, teremos aproximadamente 1/3 do nosso parque de lojas autoproduzindo sua própria energia, usando uma fonte renovável, contribuindo na questão climática e, ainda, na redução de custos”, completou.
Atualmente, 99% das lojas do Assaí Atacadista compram energia elétrica provenientes de fontes renováveis, de usinas hídricas, solares, eólicas ou de biomassa. Além disso, a gigante do varejo alimentar investe em ações de modernização de equipamentos, gestão de resíduos, combate ao desperdício de alimentos e fomento à economia circular, para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em suas operações.
Ouça a rádio de Minas