Supermercado Assaí aposta em regionalização para se fortalecer em Minas Gerais

O supermercado Assaí Atacadista tem apostado na parceria com fornecedores locais para fortalecer sua presença em Minas Gerais. A partir dessa estratégia, a empresa encerrou o ano passado com 15% dos fornecedores e 21% das marcas oferecidas nas lojas mineiras vindos da produção regional.
A iniciativa tem gerado bons resultados, uma vez que, no cenário regional, os traços culturais influenciam na aderência das empresas e o objetivo da rede é, justamente, se aproximar cada vez mais do consumidor mineiro. Na visão do diretor regional do Assaí Atacadista em Minas, Murilo Silveira Coelho, a parceria com fornecedores e marcas pode ser definida como uma relação de “ganha-ganha”, em que todos os envolvidos são favorecidos.
O fornecedor é beneficiado com o aumento nas vendas e a rede, com a regionalização da marca junto à população local. Coelho ainda ressalta os benefícios para a economia da região. “Se o fornecedor conseguir nos atender nas demais regiões do País, vai vender mais e ter que contratar mais também. Melhora até a economia de onde a fábrica está situada”, avalia.
O diretor regional lembra que o supermercado vem valorizando a relação com os fornecedores locais desde a inauguração de sua primeira unidade no Estado. Tamanhos foram os ganhos que, no último ano, a rede inaugurou um escritório com mais de 40 pessoas trabalhando para as demandas de Minas Gerais e realizando, de forma autônoma, as negociações com fornecedores.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Segundo ele, o trabalho realizado de forma mais regionalizada, focada em cada unidade do Estado, contribui para a melhora na oferta de produtos e acaba possibilitando que todos os clientes do Assaí sejam atendidos de forma diferenciada conforme a região.
O diretor também destaca que cerca de 90% dos produtos do grupo Frutas, legumes e vegetais (FLV) presentes em operações da marca, como as de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), são de produtores locais. “O principal intuito do Assaí foi estreitar o relacionamento com a maioria dos fornecedores locais, em todas as lojas e regiões em que estamos presentes”, pontua.
Neste sentido, a rede já realizou uma pesquisa de campo e iniciou as negociações com possíveis fornecedores locais para atender a nova unidade que será inaugurada em Juiz de Fora, na Zona da Mata, no final do primeiro semestre. “Já iniciamos as negociações para inaugurar a loja com produtos locais”, destaca.

Cases de sucesso da rede em Minas Gerais
Dentre os cases de sucesso estão as marcas locais de arroz e de leite, vendidos na loja de Ipatinga, no Vale do Aço, líderes de venda em suas respectivas categorias na região. Conforme o diretor regional do supermercado, ainda existem outros exemplos em Minas Gerais de produtos locais que concorrem com grandes marcas nacionais.
Além das operações locais, esses produtos também podem ser comercializados em outras unidades da rede Assaí Atacadista em Minas ou até em outros estados. Um dos exemplos citados por Coelho é o Guaraná Mineiro, produzido em Uberlândia, mas que também é vendido nas lojas de Belo Horizonte e região.
“Para se ter uma ideia, a água da marca Mineiro é a que mais vende na praça. Sempre buscamos desenvolver o fornecedor dentro do Assaí, não apenas em uma região, mas em todas as lojas”, afirma.
No entanto, ele pondera que nem todos os produtos apresentam os mesmos resultados quando são vendidos em outras áreas. Por isso, a companhia sempre realiza trabalhos de demonstração e degustação dos produtos em diferentes regiões, visando apresentá-lo ao novo público consumidor e aumentar as chances de vendas nas outras lojas.
Ouça a rádio de Minas