Economia

Em ata, Copom fala pela 1ª vez em sinais de moderação no mercado de trabalho

Essa é a primeira vez que o colegiado menciona uma desaceleração do setor nas suas comunicações oficiais, neste ciclo.
Em ata, Copom fala pela 1ª vez em sinais de moderação no mercado de trabalho
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O Comitê de Política Monetária (Copom) avalia, na ata da sua última reunião, publicada nesta terça-feira (16), que o mercado de trabalho brasileiro continua “bastante apertado”, embora com “sinais incipientes de desaquecimento”. Essa é a primeira vez que o colegiado menciona uma desaceleração do setor nas suas comunicações oficiais, neste ciclo.

O colegiado destacou que continua acompanhando detidamente o comportamento do mercado de trabalho. Segundo a ata, o debate da última reunião, dos dias 9 e 10, enveredou por duas dimensões: uma conjuntural, buscando entender o aquecimento do setor e suas perspectivas, e uma estrutural, sobre como o mercado de trabalho se alterou e como cada mudança tem impactado indicadores e a sua interpretação.

Leia também: Cautela do Copom nos juros contribui para queda da inflação, e estratégia atual é adequada, diz ata

“Concluiu-se que o mercado de trabalho está em patamar bastante apertado, que há sinais incipientes de desaquecimento e que a compreensão da separação entre fatores conjunturais e estruturais deve continuar a ser aprofundada, à luz de evidências que necessitam de tempo para uma análise mais robusta”, diz o 6º parágrafo da ata.

Conteúdo distribuído por Agência Estadão

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas