Economia

Atividade de energia solar está próxima de 1 milhão de empregos

Até o mês passado, setor já acumulava mais de 960 mil postos criados em todo o País
Atividade de energia solar está próxima de 1 milhão de empregos

O setor solar fotovoltaico deve alcançar nos próximos meses a marca de 1 milhão de empregos acumulados no Brasil, segundo projeções da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Conforme a entidade, o País possui atualmente 32 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte solar fotovoltaica, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos, o equivalente a 14,7 % da matriz elétrica nacional. Minas Gerais ocupa a primeira posição neste ranking. No fim de junho, o Estado somava 2,98 GW de potência contra 2,97 GW de São Paulo, que caiu para a segunda posição.

“É uma marca importante para o Estado. Voltamos para o lugar de onde nunca deveríamos ter saído”, comentou Bruno Catta Preta, diretor de relações institucionais da Genyx e coordenador da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) em Minas Gerais, na ocasião.

Em termos de investimentos, a fonte solar já trouxe ao Brasil, desde 2012, cerca de R$ 155,2 bilhões em novos investimentos, mais de R$ 45,1 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e gerou, até o final de julho deste ano, mais de 960 mil empregos acumulados. Com isso, também evitou a emissão de mais de 40,6 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Sobre a Absolar

Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica reúne todos os elos da cadeia de valor da fonte solar fotovoltaica e demais tecnologias limpas, incluindo armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas