Setor de serviços em Minas cresce 11,8% em junho

O setor de serviços em Minas Gerais, apresentou, em junho, avanço de 11,8% frente ao mesmo período de 2022. A performance positiva foi acompanhada por outras 22 unidades da Federação. O crescimento da atividade no Estado ainda ficou acima do resultado nacional (4,1%).
Os dados são fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme a pesquisa, os grupos que mais contribuíram para o resultado do setor em Minas Gerais foram os serviços de informação e comunicação e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio. Ambos apresentaram uma variação anualizada de 14,7%.
Os serviços profissionais, administrativos e complementares e os serviços prestados às famílias também cresceram, sendo que o primeiro variou 10,6% e o segundo, 6,3%. Em contrapartida, o segmento outros serviços, que engloba atividades imobiliárias, de gestão de resíduos, financeiras e manutenção e reparação de bens diversos, por exemplo, registrou uma queda de 2,4%.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Serviços tem segunda alta mensal consecutiva e crescimento no semestre
Na comparação com maio de 2023, o setor no Estado teve um aumento de 0,9%. Essa foi a segunda alta mensal seguida da atividade no Estado. Outras 15 unidades federativas registraram taxas positivas. O desempenho de Minas Gerais também foi superior ao nacional (0,2%).
Embora o IBGE não descreva variações de crescimento ou retração dos segmentos nesta base comparativa, os serviços de tecnologia da informação, transporte rodoviário de cargas e serviços financeiros auxiliares foram os principais propulsores do resultado, segundo a entidade.
Ainda de acordo com o levantamento, no primeiro semestre, contra igual intervalo do exercício anterior, o avanço do volume de serviços em Minas Gerais foi de 9,2%. A evolução foi vista em mais 24 regiões do País. O indicador mineiro também cresceu acima do índice nacional (4,7%).
Neste caso, na comparação do acumulado anual, o grupo de serviços de informação e comunicação apurou um crescimento de 12,4% e puxou a performance geral do Estado.
Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (11%), serviços profissionais, administrativos e complementares (8,8%) e serviços prestados às famílias (7,7%) apareceram na sequência. Enquanto isso, o segmento outros serviços variou negativamente em 9,4%.
Ouça a rádio de Minas