Turismo mineiro cresce 19,1% no primeiro semestre

A atividade turística em Minas Gerais fechou o primeiro semestre em crescimento de 19,1%, superando a média nacional, cuja elevação foi de 8,1% no mesmo período. No acumulado de 12 meses, a alta chega a 25,8% e o turismo mineiro está à frente de todos os estados analisados.
É o que revela os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG).
O peso da atividade turística mineira foi o maior entre os 12 estados onde o turismo se destaca no Brasil. O peso do setor no Estado foi de 9,16 na primeira metade do ano e superou a pontuação de alguns estados conhecidos por seu dinamismo do turismo local, como a Bahia (8,96) e também o Rio de Janeiro (8,74).
Crescimento contínuo
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Após pontuar 55,4% de crescimento em novembro de 2022, indicando a retomada sobre o período da pandemia, o indicador de crescimento do turismo em Minas continua a evoluir positivamente, caminhando para números mais realistas, com expansão de 25,8% em junho de 2023.
Porém, de acordo com análise da PMS, os números que registram o crescimento do turismo mês a mês começam a refletir acomodação. Isso pode estar relacionado à comparação entre o período mais recente e o anterior, apontando para a recomposição do ritmo da atividade turística após o período de restrições da crise sanitária.
O Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio-MG conclui que essa desaceleração está caminhando rumo a uma maior estabilidade ajustada à realidade e deve permanecer no segundo semestre do ano.
Para a diretora do Departamento de Turismo da Fecomércio-MG, Valéria Clara de Oliveira Carmo, esse desempenho está sendo impulsionado por fatores como a diversidade de segmentos, investimentos, melhoria na conectividade e recuperação do mercado de trabalho. Ela também destaca o papel da instituição na consolidação da força turística do Estado, por meio de ações como o apoio no desenvolvimento de destinos menos conhecidos.
Ouça a rádio de Minas