Atlas avança na construção de fábrica de fertilizantes em Uberaba

A Atlas Agro contratou dois consórcios de engenharia e construção para desenvolver o projeto de engenharia de sua fábrica de fertilizantes nitrogenados verdes em Uberaba. A empresa suíça, focada na produção desse tipo de fertilizante com zero emissões de carbono, escolheu os consórcios após selecionar 11 empresas, em dezembro. Cada grupo empresarial é composto por uma empresa de tecnologia e engenharia da Europa e uma empreiteira brasileira. O prazo da primeira fase de desenvolvimento é estimado em três meses.
Depois dessa fase, a empresa avançará para o Front-End Engineering Design (FEED), onde todo o projeto da planta será detalhado. Esta será a primeira fábrica de fertilizantes nitrogenados a partir do hidrogênio verde no Hemisfério Sul. A planta da Atlas em Uberaba contará com investimentos de cerca R$ 4,3 bilhões (US$ 850 milhões) e está prevista para entrar em operação em 2028.
“Estamos animados em iniciar a engenharia de nossa primeira planta no Brasil”, diz Knut Karlsen, cofundador da Atlas Agro e presidente na América do Sul. Mais de 90% dos fertilizantes nitrogenados do País são importados e todos produzidos a partir de combustíveis fósseis.
A fábrica de fertilizantes de Uberaba não utilizará gasoduto para seu funcionamento. A matriz energética virá totalmente de energia renovável, como solar e eólica, em um consumo estimado de 2,5 gigawatt-hora (GWh) por ano. A planta da Atlas produzirá hidrogênio verde, amônia verde e nitrato de amônia verde em uma operação industrial integrada. Os produtos finais visam atender aos agricultores do Brasil.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Karlsen afirma que, ao aproveitar as vantagens naturais do Brasil na seara da energia renovável, as importações de fertilizantes nitrogenados produzidos a partir de combustíveis fósseis podem ser substituídas por uma produção local e sustentável. “A proposta da Atlas Agro é contribuir para a reindustrialização verde do Brasil”, disse.
A unidade de Uberaba, localizada no Distrito Industrial III, aproveitará a expertise da Atlas obtida no seu primeiro projeto de fertilizantes nitrogenados verdes, no noroeste dos Estados Unidos. A capacidade de produção será de 500 mil toneladas por ano de fertilizantes para atender os clientes da região. A planta ocupa uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados e em sua construção serão gerados mais de 2 mil empregos. Quando entrar em operação, serão mais de 500.
Cada uma das fábricas da empresa suíça pode alimentar cerca de 16 milhões de pessoas e evitar a emissão de mais de 1 milhão de toneladas de CO2 por ano, segundo dados da empresa. Com sede global na Suíça e escritórios na Espanha, Estados Unidos e Brasil, o planejamento da empresa é construir de sete a nove plantas de fertilizantes nitrogenados verdes no País.
Ouça a rádio de Minas